Fale Conosco

62 3220-9500

Tags:

Vencedora da etapa estadual do Prêmio Gestão Escolar participa de viagem aos Estados Unidos

educacao
15 de fevereiro de 2018

A diretora Silvânea Toscana de Morais Souza, primeira colocada na etapa estadual do Prêmio Gestão Escolar (PGE) 2017, por sua atuação no Colégio Estadual Ariston Gomes da Silva, de Iporá, participará de viagem aos Estados Unidos, juntamente com outros gestores escolares de outras unidades da federação.  Silvânea representará Goiás no Intercâmbio Brasil-Estados Unidos de Diretores Escolares, que acontece no início de março, e é parte da recompensa do PGE.

 

Durante dez dias, a professora irá participar de trocas de experiências sobre a gestão escolar. A programação inclui visitas a várias instituições de ensino (Escola Técnica East Valley Institute of Technology, Georgetown Day School, Maury Elementary School, Escola de Ensino Fundamental de Sunland, Escola Palomino e universidades como a Universidade Estadual do Orizona e Faculdade de Educação da Universidade de Maryland), além de visitas a monumentos históricos e culturais de Washington, DC.

 

Governo

A conquista de Silvânea rendeu, além da viagem aos Estados Unidos, um prêmio de R$ 30 mil, pagos pelo Governo de Goiás, para o Colégio Estadual Ariston Gomes da Silva. O valor será investido em melhorias na unidade de ensino.

O reconhecimento da Etapa Estadual do Prêmio Gestão Escolar proporcionou também outras oportunidades para a gestora de Goiás. Silvânea Toscana participou, em dezembro do ano passado, como convidada especial, da roda de conversa sobre tema Gestão Participativa, no Seminário Caminho para a Qualidade da Educação Pública do Piauí: Experiências de Gestão e Clima de Escola do Estado do Piauí, para mais de 400 gestores do Estado.

Na oportunidade, a diretora apresentou projetos desenvolvidos na unidade escolar que comanda e ações inovadoras. Silvânea acredita que o ponto forte de sua gestão no Colégio Estadual Ariston Gomes da Silva foi abrir espaços para que todos os segmentos participassem das decisões. Diz ela, que desta forma, todos se empenharam em buscar o engajamento da comunidade escolar nos encontros coletivos, plantões pedagógicos, conselhos de classe e outros eventos que se tornaram espaços de decisão, deliberação, apreciação e análise de temas pertinentes ao fazer pedagógico.

 

Prêmio

O PGE é uma iniciativa do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), em parceria com o Ministério da Educação (MEC), teve início em 1999 e já premiou mais de 34 mil escolas públicas de educação básica em todo o País. O objetivo do Prêmio é um instrumento de mobilização das escolas, com a meta de contribuir com o desenvolvimento da educação pública de qualidade. As escolas inscritas foram selecionadas em quatro etapas: local, estadual, regional e nacional.

A premiação propõe quatro dimensões para autoavaliação e medição de avanços e fragilidades em escolas. A primeira delas é a gestão pedagógica, que considera análise de resultados educacionais (rendimento, frequência e proficiência dos estudantes), a segunda dimensão é também nesse sentido, porém considera planejamento de ações pedagógicas (a aprendizagem deve ser proporcionada em consonância com o Projeto Político Pedagógico da escola). A terceira dimensão trata da gestão participativa, que deve trabalhar processos coletivos de decisões e ações. Por último, a dimensão de gestão em infraestrutura envolve a administração de serviços e recursos.

 

Goiânia, 15 de fevereiro de 2018.

Comunicação Setorial da Seduce