Fale Conosco

62 3220-9500

Tags:

Terceira edição do Encontro de Prestação de Contas da Educação reúne prefeitos e secretários de 18 municípios do Sudoeste goiano

educacao
14 de julho de 2021

Durante o evento, os participantes puderam conhecer em detalhes todas as ações e os respectivos investimentos feitos na área da educação em suas cidades

Com a participação do governador Ronaldo Caiado e da secretária de Educação do Estado de Goiás, Fátima Gavioli, foi realizada nesta quarta-feira (14/07), a terceira reunião do 1º Encontro de Prestação de Contas da Educação e de Suporte Técnico às Secretarias Municipais de Educação no Simec/PAR.

Desta vez, o evento reuniu prefeitos, vereadores e secretários municipais de Educação e representantes de 18 municípios da região Sudoeste de Goiás. Cada uma dessas cidades recebeu, nos últimos dois anos e meio, recursos do Governo de Goiás para a melhoria na infraestrutura de suas unidades escolares e de atendimento à comunidade educacional.

Durante o encontro, os participantes também puderam conhecer, em detalhes, as ações do Governo de Goiás em seus municípios, o valor investido em cada iniciativa e os resultados observados nas unidades escolares estaduais com os investimentos feitos.

Participação

O encontro contou com as presenças de representantes políticos dos municípios de Acreúna, Aparecida do Rio Doce, Aporé, Cachoeira Alta, Caçu, Castelândia, Chapadão do Céu, Gouvelândia, Itajá, Itarumã, Jataí, Lagoa Santa, Maurilândia, Mineiros, Montividiu, Paranaiguara, Perolândia, Portelândia, Quirinópolis, Rio Verde, Santa Helena de Goiás, Santa Rita do Araguaia, Santo Antônio da Barra, São Simão, Serranópolis e Turvelândia.

Além da análise dos dados, as lideranças municipais puderam tirar suas dúvidas em relação ao Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec/PAR), que subsidia as ações e planejamentos do Plano de Ações Articuladas (PAR).

Para Eduardo Corrêa de Almeida, secretário municipal de Educação e vice-prefeito de Cachoeira Alta, a proposta de parceria entre os municípios e o Estado é fundamental para que os gestores possam avançar na qualidade da educação em suas regiões, garantindo uma melhor estrutura às escolas e levando muitos benefícios aos alunos.

Respeito e confiança

Em nome de todos os prefeitos participantes, João Alberto Vieira Rodrigues, de Santa Helena, lembrou que o grande papel da educação é levar conhecimento às crianças e jovens. Ele destacou também que o gestor público tem o papel de entender como funciona todo esse processo e, assim, buscar meios para alcançar bons resultados educacionais.

Segundo ele, os desafios foram muitos nos últimos anos, especialmente para aqueles municípios que não receberam a devida atenção do Governo de Goiás por diferenças políticas. “Mas hoje, mesmo diante dos desafios impostos pela pandemia da Covid-19, a educação em nosso município tem recebido o respeito que merece do governador Ronaldo Caiado e isso contribui para edificar o futuro das novas gerações. Nossa meta atualmente não é Goiás permanecer como número 1 no ranking nacional, mas avançar e melhorar cada vez mais”, acrescentou.

A prefeita de Portelândia, Marly David Rezende Rodrigues, salientou que foi a primeira vez que ela teve a oportunidade de participar de um encontro de prestação de contas promovido pelo governo estadual, uma iniciativa que demonstra o reconhecimento do trabalho em conjunto e a confiança depositada nos prefeitos e prefeitas.

Exemplo de secretária

Marcos da Farmácia, prefeito de Castelândia, elogiou a transparência nas ações do Governo de Goiás e da Secretaria de Estado da Educação e fez questão de destacar que os investimentos direcionados à educação nos municípios têm sido essenciais para que as prefeituras possam melhorar a qualidade do ensino ofertado à população.

Já o prefeito de Acreúna, Claudiomar Contin Portugal, elogiou o trabalho da secretária Fátima Gavioli no fortalecimento do municipalismo goiano. “Fátima é uma gestora pública que nos serve de exemplo: ela arregaça as mangas, tem atitude e faz acontecer”. Em seguida, ele agradeceu os investimentos recebidos por seu município, da ordem de R$ 2.752.757,56.

Municipalismo fortalecido

A secretária Fátima Gavioli explicou que o objetivo do encontro é aproximar o Governo de Goiás dos representantes políticos eleitos democraticamente em cada município. “Também é um dia de prestarmos contas de nossas ações e de apresentar a vocês a estrutura da Secretaria de Estado da Educação. A Seduc está à disposição de vocês para recebê-los, orientá-los e ajudá-los”, frisou ela.

A secretária também lembrou todas as mudanças feitas na educação estadual que geraram uma grande economia aos cofres públicos estaduais, como a transferência da Seduc Goiás e das Coordenações Regionais para sedes próprias, reduzindo os gastos com aluguel.

De acordo com ela, além do combate à corrupção, foi essa economia que permitiu que os investimentos fossem feitos para melhorar e equipar as instituições de ensino da rede pública estadual. “Nós queremos fazer diferente. Agora, os recursos e os benefícios estão chegando a todas as unidades escolares nos 246 municípios goianos, sem distinção”.

Além das reformas e da aquisição de novos equipamentos, Fátima Gavioli também ressaltou a importância de benefícios como a distribuição dos uniformes, tênis, mochilas e dos kits de material escolar. Por fim, ela frisou que a “educação em Goiás está sendo construída dentro do princípio da autonomia”, e por isso os recursos são descentralizados e chegam de forma mais ágil às escolas.

Em primeira mão, a secretária de Educação também deu uma outra boa notícia aos prefeitos goianos, anunciando que, a partir de 2022, o Ensino Fundamental (de 1º e 2º ano) será trabalhado em regime de colaboração entre o governo estadual e as prefeituras.

Efeito psicológico

O governador Ronaldo Caiado reforçou ser de fundamental importância, nesse momento, governar em parceria com todos os municípios do Estado. Para ele, isso representa um desafio, pois aumenta a responsabilidade dos gestores públicos no sentido de avançar nos resultados da educação. “Essa união é necessária para que a criança tenha acesso a uma educação que seja de base, que é o alicerce do processo de alfabetização. “Nós precisamos trabalhar para garantir uma boa formação às crianças para que, no futuro, elas possam ser os melhores profissionais em qualquer área de atuação que escolherem”.

Ronaldo Caiado comentou ainda que o Governo de Goiás tem tido todo o cuidado de melhorar as escolas de forma a proporcionar conforto e segurança para professores e alunos e estimular os estudantes a reconhecerem a importância da educação para conquistar melhores condições no futuro.

Conforme o governador, escolas reformadas, bonitas e bem equipadas garantem melhores condições de igualdade e têm um efeito muito positivo no psicológico das crianças e jovens, estimulando-os a se dedicarem mais aos estudos.