Fale Conosco

62 32016727

Tags:, , , ,

Primeira turma do projeto ‘Meu Primeiro Site” terá 150 estudantes da rede estadual

educacao
21 de julho de 2020

Grande número de inscritos sensibilizou parceiros que ampliaram o número de vagas para os alunos das escolas estaduais

Eles têm entre 14 e 20 anos de idade e cursam do 9º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio na rede pública estadual de ensino de Goiás. Ao todo, 150 estudantes de 84 escolas estaduais, da capital e de 54 municípios do interior do estado, integrarão a primeira turma do ‘Meu Primeiro Site’, um curso sobre como criar um website. As aulas terão início na segunda-feira, 20/07.

O projeto, da Microsoft e Junior Achievement Goiás, implementado em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), recebeu 1066 inscrições, o que fez com que os realizadores ampliassem de 70 para 150 o número de alunos participantes. O grande interesse e demanda vão proporcionar, ainda, que uma segunda turma também faça o curso, no mês de agosto, quando deverão ser classificados mais 150 alunos da rede estadual entre os 400 selecionados na inscrição.

O curso tem duração de três semanas, é gratuito e totalmente on-line. O website a ser criado por cada um dos participantes deverá ser voltado para as questões socioambientais apontadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) do PNUD/ONU. A Seduc, por meio do Centro de Estudos, Pesquisa e Formação dos Profissionais de Educação (Cepfor), fez a seleção dos estudantes das escolas estaduais.

Bolsa de Estudos
De acordo com informações dos parceiros da Seduc, o curso foi ofertado em todo o país e serão selecionados os cinco melhores participantes de cada estado para uma etapa semifinal nacional.

Dentre esses, deverão ser escolhidos os que mais se destacarem para a competição final, a ser realizada em São Paulo, onde os melhores cursistas vão apresentar o seu projeto para uma Banca formada pela Microsoft.

Os dois participantes que desenvolverem o melhor site, escolhidos pela Banca de especialistas da Microsoft, ganharão uma bolsa de estudos de até R$ 2 mil para prosseguirem com a formação na área Tecnológica.

Computador e Internet
Para participar não houve exigência quanto a conhecimentos ou experiência em programação, só que o jovem, com até 22 anos de idade, tivesse computador com acesso à Internet. Durante o projeto serão trabalhados os conceitos e ferramentas necessários para o desenvolvimento de habilidades para a criação do site.

As aulas, em vídeo, ocorrerão na plataforma digital Microsoft Teams. Os temas serão abordados com a utilização de material padronizado e a aplicação de exercícios que permitirão aos alunos elaborar e desenvolver seu projeto final de website. Haverá, também, o atendimento dos professores no plantão de dúvidas, que funcionará no Microsoft Teams e também através do WhatsApp. Os professores vão auxiliar os participantes sobre o projeto, sobre os conteúdos EaD e farão, ainda, fóruns de discussão. Os alunos da rede estadual terão, todo o tempo, o acompanhamento da Seduc por meio do Cepfor.

O objetivo do Governo de Goiás com a parceria neste projeto é possibilitar aos alunos das escolas públicas estaduais, condições para que eles possam aprimorar seus conhecimentos, além de abrir oportunidades para esses jovens no mercado de trabalho.

Goiânia, 17 de julho de 2020.
Comunicação Setorial da Seduc