


NOSSOS VALORES


A IMPORTÂNCIA DO REGIME DE COLABORAÇÃO
Em 2018, a Educação do Estado de Goiás aceitou o desafio de trabalhar em regime de colaboração com os municípios, com o intento de construir o Documento Curricular para Goiás (DCGO). Desde então, esse trabalho vem sendo norteado pela contínua renovação e melhoria desse processo.
Assim, buscando novos acordos e formas de garantir o regime de colaboração em nosso Estado, o Programa AlfaMais Goiás, que é alicerçado nessa premissa, propõe o estreitamento das relações e a construção de estratégias conjuntas para a superação do desafio de alfabetizar todas as crianças no 1° e 2° anos do Ensino Fundamental.
Em 24 de agosto de 2022, a Assembleia Legislativa de Goiás aprovou a Lei Complementar nº 177, que destina 10% da arrecadação municipal do ICMS exclusivamente à Educação.
Em 9 de agosto de 2021, a Assembleia Legislativa de Goiás aprovou a Lei nº 21.073, que cria a Lei de Incentivo à Premiação, destinada a premiar e a incentivar escolas públicas das redes estadual e municipais, baseando-se para tal nos resultados obtidos anualmente pelo Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás (Saego).
A chamada “Lei Prêmio” estabeleceu uma premiação de R$ 80 mil para as 150 escolas públicas mais bem avaliadas no Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás (Saego-Alfa). Ao mesmo tempo, de acordo com essa lei, as 150 escolas da rede pública que obtiveram os resultados menos promissores passaram a receber o incentivo de R$ 40 mil, além da assessoria técnico-pedagógica com as equipes de especialistas tanto do Programa quanto das escolas premiadas.

DESENVOLVIMENTO DE CAPACIDADES
O Programa faz uma abordagem de formação de gestores e professores da Educação Infantil e do 1º e do 2º ano do Ensino Fundamental, alinhada não só com a proposta curricular, mas também com os processos de avaliação, de acompanhamento dos contextos educativos e das aprendizagens dos estudantes goianos. Com foco nessa proposta, todas as equipes (estadual, regionais e municipais) irão formar seus agentes, baseando-se na realidade de cada município.
















CRIAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO
Além do material didático complementar para subsidiar o trabalho dos professores, foram entregues os livros Planejamento docente na Educação Infantil e Documentação pedagógica na Educação Infantil em Goiás, bem como kits de obras literárias para toda a rede de escolas públicas parceiras do AlfaMais Goiás. A escolha dos livros de história se baseou na adequação ao público-alvo (alunos da Educação Infantil, 1º e 2º anos do Ensino Fundamental).


AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO

