Fale Conosco

62 3220-9500

Tags:, , ,

Seduc promove ciclo formativo e de debates on-line sobre Educação em Direitos Humanos e Arte para professores

educacao
8 de junho de 2021
Live do ciclo formativo sobre Educação em Direitos Humanos e Arte

O objetivo é a promoção do diálogo sobre Educação em Direitos Humanos e Arte e sobre as formas de incorporá-lo à sala de aula, como prevê a BNCC e o Documento Curricular de Goiás

Desde abril e até novembro de 2021, a Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc), por meio do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte e do IpeArtes, promove um ciclo de seis debates on-line sobre “Educação em Direitos Humanos e Arte”. A ação de formação ocorre na 2ª terça-feira de cada mês, pelo canal WebZine Ciranda da Arte, na plataforma do Youtube, e tem como público principal os professores da rede pública estadual de ensino.

O ciclo de debates tem como intuito promover o diálogo sobre temas de Educação em direitos humanos e formas de incorporar a temática dentro da sala de aula, conforme prevê a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Documento Curricular para Goiás (DC-GO).

É hoje

Nesta terça-feira (8/6), às 19 horas, será realizada a 3ª live com o tema “Quilombismos, Direitos Humanos e Educação”, neste link.
Participam do encontro Hellen Oliveira (UFG), Chiara Santos (IpeArtes) e Lucilene Kalunga (UEG), como mediadora.
Lucilene Kalunga é quilombola do Engenho II, graduada em Turismo e pós-graduada em História da Cultura Afro-brasileira (UEG). Hellen de Oliveira é pertencente à comunidade quilombola Kalunga Engenho II, em Cavalcante, Goiás, graduanda em Medicina e mestranda em Antropologia Social pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e é, ainda, fundadora do projeto Cineclube Kalunga Goiás e membro do Coletivo de Mulheres Indígenas e Negras Quilombolas e do Coletivo de Pesquisa Rosa Parks (UFG). Chiara Santos é ecopsicóloga e educadora do Coletivo de Educação Socioemocional do IpeArtes e do projeto Cultivar Brasil.

Conteúdo

No primeiro encontro, as convidadas fizeram uma introdução à temática, abordando os desafios e perspectivas da Educação em direitos humanos na contemporaneidade. No segundo encontro, o debate foi acerca dos direitos humanos dos povos indígenas, principalmente relacionado às mulheres indígenas. O conteúdo está disponível no canal WebZine Ciranda da Arte, na plataforma Youtube.