Fale Conosco

62 3220-9500 | 62 3220-9501 | 62 3220-9502

Tags:, , , ,

Seduc produz material formativo sobre nivelamento no contexto escolar

educacao
17 de fevereiro de 2021

Os professores e gestores das escolas em tempo integral da rede estadual de ensino contam agora com mais um material formativo, desta vez sobre nivelamento. Com o título “Nivelamento: um olhar equânime sobre a aprendizagem”, o material foi elaborado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da Superintendência de Educação Integral, com colaboração do Instituto Sonho Grande.

O conteúdo define o conceito de nivelamento, sua importância, intencionalidade pedagógica e quais estratégias didáticas a sustentam. Também aborda o processo de aprendizagem, a avaliação e a equidade no contexto educacional. O material apresenta, ainda, uma proposta de Plano de Nivelamento que vai auxiliar os Centros de Ensino em Período Integral (Cepis) a realizarem o nivelamento de suas turmas.

Nivelamento X Reforço escolar

Diferença de nivelamento e reforço escolar (gráfico de material formativo da Seduc Goiás)

Segundo o material, “podemos entender nivelamento como uma metodologia que visa promover o desenvolvimento de habilidades básicas não desenvolvidas em períodos anteriores ao da série/ano em curso”. A diferença entre nivelamento e reforço é que, neste último, uma base já está consolidada e o objetivo é apenas torná-la mais forte e resistente. No nivelamento, a base está fragilizada e precisará ser desenvolvida.

O nivelamento educacional é dividido em três etapas: avaliação diagnóstica (avaliações qualitativas e quantitativas para diagnosticar o nível de aprendizagem dos estudantes em diferentes habilidades), execução do nivelamento (agrupamento dos estudantes, definição de estratégias e realização das atividades de nivelamento) e avaliação cumulativa (avaliação para indicar se as atividades de nivelamento surtiram efeito ou não).

Para acessar o material, baixe o documento abaixo: