Fale Conosco

62 32016727

Tags:, , ,

Seduc-GO dá início ao II Ciclo de Formação On-line

educacao
24 de setembro de 2020

Programação inclui mediação pedagógica das áreas de Linguagem, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas

A Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc-GO), por meio do Centro de Estudos, Pesquisa e Formação dos Profissionais da Educação (Cepfor), deu início, na terça-feira (22/09), ao II Ciclo de Formação On-line.

Nesta edição, cujo tema é “Por uma Prática Pedagógica pelo Uso da Plataforma Foco Aprendizagem”, serão realizadas cinco lives formativas para profissionais de todas as áreas do conhecimento.

“O objetivo desse Ciclo de Formação é apresentar a Plataforma Foco Aprendizagem, permitindo a realização de um diagnóstico para compreender as fragilidades dos nossos alunos e, consequentemente, desenvolver ações de retomada (das temáticas desenvolvidas). O objetivo é manter um equilíbrio da aprendizagem”, reforçou a gerente de Qualificação Docente e Acompanhamento de Prêmios Estaduais e Nacionais, Denise Cristina Bueno.

Na live de abertura, os participantes puderam acompanhar a introdução à Foco Aprendizagem, desenvolvida pelo Instituto Unibanco. A ferramenta, voltada para gestores, coordenadores e educadores, visa subsidiar as análises dos resultados da aprendizagem, que vem por meio das avaliações externas e padronizadas como o Saego, a Prova Brasil e o Enem.

Na plataforma, professores e gestores terão acesso aos dados históricos das avaliações de aprendizagem desenvolvidas nos últimos anos e poderão estabelecer, a partir de mapas e painéis, do detalhamento dos resultados, desenvolvendo novas análises e identificando lacunas de aprendizagem.

“São os mesmos dados aos quais vocês já têm acesso. O que muda é a forma com que eles são apresentados”, afirmou a representante do Instituto Unibanco, Lisandra Cristina Saltini.

Ao todo, profissionais da Educação poderão navegar por quatro grandes sessões: Resultados dos Alunos; Resultados das Escolas; Painel e Preparação para o Enem.  Nessa última, os professores têm acesso ao mapa de habilidades voltadas para o Enem e conseguem realizar a análise do desempenho das escolas e das questões por áreas de conhecimento e habilidades.

“Esse detalhamento do olhar traz muito subsídio para o professor conseguir fazer o planejamento de suas aulas. E também para o coordenador, para que ele consiga estabelecer o diálogo com o professor”, concluiu Lisandra Saltini.

Todos os professores e coordenadores pedagógicos da rede estadual estão pré-cadastrados na plataforma. Para acessar, basta realizar o login com o CPF e criar uma nova senha.

Lives formativas

Até o dia 2 de outubro, serão realizadas outras três lives formativas pelo Cepfor. “Essas lives são realizadas para tratar do componente, para tratar da grande área numa perspectiva de entender esses resultados e sempre entender as médias enquanto um indicador. Ou seja, esses números nos orientam para um melhor comportamento em sala de aula.”, afirmou o Gerente de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento dos Profissionais da Educação, Wagner Dias.

Todas as lives são realizadas pela plataforma Zoom e transmitidas pela página da Seduc no Facebook.

Confira abaixo a programação:

25 de setembro: Mediação Pedagógica da Área de Matemática

30 de setembro: Mediação Pedagógica da Área de Ciências da Natureza

2 de outubro: Mediação Pedagógica da Área de Ciências Humanas