Fale Conosco

62 32016727

Tags:, , , ,

Seduc em Ação – Videoaulas do Ensino Fundamental e Médio retornam nesta segunda-feira, dia 3

educacao
31 de julho de 2020

Durante o mês de agosto, as aulas transmitidas ao vivo pela TBC e rádios Brasil Central AM e FM farão revisão de conteúdos do primeiro semestre

Nesta segunda-feira (3/8), o Governo de Goiás, por meio da Secretaria Estadual da Educação, retoma o programa Seduc em Ação e volta a transmitir, ao vivo, as videoaulas do Ensino Fundamental e Médio pela TBC (Televisão Brasil Central) e pelas rádios Brasil Central AM e FM. As aulas, veiculadas de segunda a sexta-feira, serão ministradas por professores da rede pública estadual e irão ao ar às 10 e 15 horas.

Pela manhã, entre 10 e 10h30, serão trabalhados temas do Ensino Médio e à tarde, entre 15 e 15h30, temas relacionados ao Ensino Fundamental. “Todos os conteúdos ficam disponíveis também no portal NetEscola [da Seduc] e no Youtube. Contamos ainda com o apoio do material pedagógico impresso, que é encaminhado aos estudantes”, destaca a superintendente de Ensino Fundamental da Seduc Goiás, Giselle Pereira Campos Faria.

Nivelamento

Para o Ensino Fundamental, o cronograma do mês de agosto prevê uma revisão das aulas do primeiro semestre. “Nossa intenção, com isso, é fazer um nivelamento e ampliação da aprendizagem dos alunos durante todo o mês” explica Giselle Faria. Ela acrescenta que todos os conteúdos das aulas são articulados com o currículo do Documento Curricular (DC) do Ensino Fundamental para Goiás.

Em agosto, nas aulas ao vivo, serão trabalhadas as disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática, História, Ciências e Geografia.
O cronograma elaborado pela Superintendência de Ensino Fundamental da Seduc reservou as segundas-feiras para os alunos do 6° ano; as terças para o 7°; as quartas para o 8°; as quintas para o 9°; e as sextas-feiras para os estudantes dos Anos Iniciais, quando serão abordados conteúdos interdisciplinares.

Democratização do acesso

Dentro do programa Seduc em Ação, cada videoaula conta com a participação de dois professores de duas disciplinas distintas. “Utilizar o grande poder de alcance das emissoras de rádio e TV do Estado foi a melhor forma encontrada pelo Governo de Goiás para continuar prestando atendimento educacional aos alunos da rede, neste período de afastamento social”, ressalta Giselle Faria.

Um outro fator importante, segundo a superintendente, é a democratização do acesso aos conteúdos, já que o sinal da TV Brasil Central e das rádios RBC AM e FM chega em todos os lugares do Estado, mesmo os mais remotos.

Giselle Campos comenta ainda que todos os professores que apresentam as videoaulas, ao vivo, participam ativamente dos processos de elaboração e produção do material que vai ao ar diariamente. Conforme ela, esse envolvimento em todas as etapas é fundamental para garantir uma coerência pedagógica ainda maior ao produto final.

Programa Seduc em Ação

As videoaulas do Ensino Fundamental e Médio do programa Seduc em Acão foram pensadas como uma forma de reforçar os conteúdos compartilhados pelos professores da rede estadual com seus alunos durante o período de aulas não presenciais.

A primeira vídeoaula foi ao ar no dia 4 de maio. As aulas podem ser assistidas todos os dias às 10 e 15 horas pela TBC (canal 13.1) e rádios RBC AM (1.270) e FM (90,1).