Fale Conosco

62 3220-9500

Tags:, , ,

Seduc divulga edital de seleção de novos professores para o projeto Desporto Educa

educacao
5 de fevereiro de 2021
Jogos Estudantis de Goiás 2019 - vôlei de praia

Seduc publica edital para professores de Educação Física que queiram dar aulas de modalidades esportivas no contraturno escolar

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) lançou, nesta sexta-feira (05/2), edital para professores de Educação Física da rede estadual que queiram dar aulas no período oposto ao das aulas regulares, em 2021. O edital visa selecionar profissionais para o projeto Desporto Educa, cujo objetivo é desenvolver modalidades esportivas com estudantes da rede estadual de ensino que tenham entre 12 e 17 anos.

Os interessados devem enviar seus projetos até 15 de fevereiro, conforme o edital, para as Coordenações Regionais de Educação (CREs) de seus municípios. Cada professor poderá optar pela oferta de 7 ou 14 aulas de modalidades esportivas no turno oposto ao das aulas regulares. A pretensão da Seduc é que o Desporto Educa seja implantando em 20% das escolas estaduais, contemplando todas as 40 CREs.

Em 2020, a Seduc selecionou 120 professores para o projeto e continuou as atividades, de forma remota, após a suspensão das aulas presenciais na rede estadual.

Retorno às atividades

De acordo com a Superintendência de Desporto Educacional, Arte e Educação da Seduc, após a finalização do processo seletivo, os professores serão modulados para iniciarem seus projetos em março deste ano. As modalidades esportivas serão trabalhadas com os estudantes conforme o regime de aulas estabelecido pelas unidades escolares, que podem optar pelo ensino híbrido ou remoto.

Modalidades esportivas do Desporto Educa

As modalidades esportivas que poderão ser desenvolvidas são: basquete, handebol, futsal, vôlei, xadrez, badminton, natação, tênis de mesa, atletismo, ginástica rítmica, wrestling, judô, vôlei de praia, ciclismo, ginástica artística, karatê e Taekwondo.

Objetivo do Desporto Educa

Um dos objetivos do Desporto Educa é contribuir para o treinamento dos estudantes com vistas à participação deles nos Jogos Estudantis de Goiás, Jogos da Juventude e Jogos Escolares Brasileiros. Por esse motivo, as modalidades esportivas dos jogos são as mesmas do projeto. O desporto no contraturno escolar também promove a formação integral do aluno, combate o sedentarismo entre os adolescentes e gera inclusão, interação em grupo, disciplina e o espírito de equipe.

“Além de valorizar o profissional de Educação Física e sua atuação no Desporto Educacional, o projeto busca auxiliar a comunidade escolar nesse momento delicado que estamos passando. Vários estudantes necessitam de ações socioemocionais, atividades físicas e motivação para permanecer na escola”, afirmou o superintendente de Desporto Educacional, Arte e Educação, Ítalo Aguiar.

Jogos Estudantis de Goiás 2019 - corrida
Estudante participa dos Jogos Estudantis de Goiás de 2019 na modalidade corrida

Medidas de proteção contra a Covid-19

Para evitar a contaminação de Covid-19 entre estudantes e professores, as aulas de Educação Física vão seguir o Protocolo de Biossegurança para Retorno das Atividades Presenciais nas Instituições de Ensino do Estado de Goiás, aprovado pela Secretaria de Estado de Saúde.

As atividades físicas devem ser realizadas em locais abertos e arejados, com distanciamento de 1,5 metros entre as pessoas. Também não é permitida a execução de atividades que gerem contato físico. O uso de máscaras e álcool em gel são obrigatórios, a fim de garantir a segurança dos alunos e professores.

Para participar das aulas do Desporto Educa, os estudantes precisam apresentar um Termo de Autorização assinado pelo responsável legal.