Fale Conosco

62 3220-9500

Tags:, , , ,

Seduc abre inscrições para Jogos Estudantis do Estado de Goiás 2021

esporte
13 de agosto de 2021

Podem se inscrever jovens 12 a 17 anos, matriculados em instituições de ensino públicas ou privadas de Goiás. Inscrições podem ser feitas até o dia 23 de agosto

A Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc) iniciou, nesta quinta-feira (12/8), o período de inscrições para os Jogos Estudantis do Estado de Goiás (JEEGs) 2021. Podem se inscrever estudantes entre 12 e 17 anos de idade, que estejam regularmente matriculados nas redes de ensino pública e privada de Goiás.

Clique aqui para se inscrever

Nesta edição serão disputadas 17 modalidades esportivas olímpicas, sendo 13 esportes individuais – atletismo, badminton, ciclismo, ginástica artística, ginástica rítmica, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, xadrez, vôlei de praia e Wrestling – e 4 esportes coletivos – basquete, futsal, handebol e voleibol.

Além desses esportes, os JEEGs 2021 incluirão quatro modalidades paralímpicas – atletismo, parabadminton, natação e parataekwondo – que poderão ser disputadas por estudantes com deficiência nascidos entre os anos de 2003 e 2010. A intenção é fortalecer o princípio da inclusão por meio do esporte, direcionando os participantes para uma competição livre de discriminação e que promova a socialização, a solidariedade e o fair-play.

Para ler o regulamento clique aqui

Etapas

Assim como no ano passado, os Jogos Estudantis do Estado de Goiás serão disputados em três fases: intermunicipal; regional e estadual.

A etapa intermunicipal será realizada em todas as 40 Coordenações Regionais de Educação (CREs) e contará com a participação dos respectivos municípios jurisdicionados. Na CRE de Aparecida de Goiânia, por exemplo, a disputa nas modalidades individuais e coletivas incluirá atletas dos municípios de Aparecida de Goiânia, Aragoiânia, Bonfinópolis, Caldazinha, Hidrolândia e Senador Canedo.

Já a etapa regional será realizada em cinco fases, com sedes nas cidades de Goiânia, Rio Verde, Caldas Novas, Formosa e Rubiataba. Participam dessas seletivas apenas os estudantes inscritos em modalidades coletivas como, por exemplo, o futsal.

A etapa estadual dos JEEGs 2021 acontecerá em Goiânia e contará com a participação dos atletas das modalidades individuais selecionados na fase intermunicipal e os atletas das modalidades coletivos selecionadas na fase regional. Ao mesmo tempo, será realizado o festival paralímpico, com todos os inscritos nas modalidades paralímpicas.

Os campeões da fase estadual estarão classificados para representarem o estado de Goiás nas etapas nacionais de suas respectivas categorias. Os vencedores da categoria de 12 a 14 anos representarão o estado nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs). Já os ganhadores da categoria de 15 a 17 anos disputarão os Jogos Escolares da Juventude em Aracaju (SE).

Inscrições

Os interessados em participar dos Jogos Estudantis do Estado de Goiás 2021 poderão se inscrever até o dia 23 de agosto, no Sistema de Inscrição e Gestão dos JEEG’s. Além do formulário de inscrição, o estudante deve preencher, com o auxílio do professor de Educação Física, o termo de compromisso que estabelece os critérios de participação na competição.

O cronograma dos jogos e o regulamento completo estão disponíveis aqui. Ambos os documentos estão sujeitos a alterações devido a adoção de medidas de combate à pandemia de Covid-19.