Webconferência reforça medidas a serem adotadas nas unidades escolares durante a pandemia

Com a participação da secretária Fátima Gavioli, encontro online orientou gestores e coordenadores regionais a darem todo o apoio necessário aos alunos

A Gerência de Regularização, Funcionamento, Normas e Organização Escolar da Superintendência de Organização e Atendimento Educacional  da Secretaria de Educação do Estado de Goiás (Seduc) promoveu, nesta terça-feira (13/05), uma webconferência sobre o tema Inspeção Escolar na Legislação Educacional.

A reunião virtual foi dividida em dois momentos: apresentação teórica seguida de esclarecimentos de dúvidas. O público alvo foram os coordenadores regionais de educação e a comunidade escolar. À frente da Gerência de Regularização, Funcionamento, Normas e Organização Escolar, Osvaldo Jeffferson, respondeu os questionamentos dos gestores educacionais sobre as medidas a serem adotadas pelas unidades escolares durante este período de pandemia do Covid-19.

Foram repassadas também orientações quanto aos procedimentos expedidos pelo Conselho Estadual de Educação (CEE) e as notas técnicas emitidas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Durante a live, Osvaldo Jefferson orientou os profissionais da Secretaria de Educação a darem todo o suporte necessário aos alunos da rede pública estadual, neste período de aulas não presenciais. “Nós precisamos fazer valer o direito de todos à educação. Está previsto na Constituição Federal. Somos serviço público e precisamos estar acessíveis a todos”, alertou.

Estratégias
A secretária Fátima Gavioli, que participou do encontro on-line, aproveitou o momento para agradecer a participação massiva do público na live realizada ao lado do governador Ronaldo Caiado, na terça-feira (12/05).
A secretária pediu o empenho de todos na divulgação das ações do programa Seduc em Ação, que busca disponibilizar conteúdos didáticos aos estudantes, durante o regime de aulas não presenciais.

Fátima Gavioli lembrou a importância da parceria com a rede de comunicação do Governo de Goiás, que tem transmitido as vídeoaulas pela TV Brasil Central (TBC) e pelas rádios Brasil Central AM e FM, pela manhã e no período da tarde.

Ela reconheceu as dificuldades enfrentadas no período atípico e reforçou para que todos estejam atentos aos cuidados necessários ao enfrentamento do coronavírus. “Nossa primeira atuação, dentro da Seduc Goiás, é colaborar para evitar a disseminação desta pandemia. Mas, mesmo nesse contexto em que vivemos, precisamos fazer algo útil e de qualidade”, ressaltou.

Atribuições da Gerfunoe
A Gerência de Regularização, Funcionamento, Normas e Organização Escolar exerce um papel articulador intersetorial e de apoio técnico às instâncias pedagógicas da Seduc Goiás, tais como a Superintendência de Educação Infantil e Ensino Fundamental, Superintendência de Ensino Médio, Superintendência de Ensino Integral, Superintendência de Desporto, Arte e Educação e Superintendência de Modalidades e Temáticas Especiais, auxiliando na formalização, regularização de documentos e funcionamento das unidades escolares.

Também tem como objetivo orientar, inspecionar e acompanhar as Coordenações Regionais de Educação (CREs) quantos aos processos de regularização e escrituração escolar, garantindo o cumprimento e execução das normas do sistema educativo do Estado de Goiás; além de orientar as CREs quanto às medidas e procedimentos que assegurem a regularidade da vida escolar dos estudantes e autenticidade dos documentos expedidos pelas unidades escolares de Goiás que estejam em atividade, paralisadas ou extintas.

Cabe ainda à Gerência, averiguar as irregularidades que comprometam o funcionamento das instituições de ensino de Educação Básica e das CREs, reportando o fato às autoridades competentes.