Colégio Estadual Sebastião Xavier realiza live com a participação da secretária da Educação

Em sua fala, secretária Fátima Gavioli contou como a Educação mudou sua trajetória de vida

Nesta quarta-feira, 20/05, a secretária da Educação de Goiás, Fátima Gavioli, participou da live “A Educação é o que fez toda a diferença na minha vida”. O evento é parte das ações do projeto de Orientação Vocacional do Colégio Estadual Sebastião Xavier, de Itumbiara, e contou com a participação de professores e estudantes da regional.

Organizada pela gestora Gleide Cintra e mediada pelo professor Juliano Guerra, a conversa no ambiente virtual teve por objetivo mostrar aos estudantes que investir na Educação pode ser um fator essencial para mudar a vida de uma pessoa. Em sua fala, a secretária Fátima Gavioli narrou como, em sua trajetória pessoal e profissional, a Educação fez a diferença.

O projeto de Orientação Vocacional integra as ações e atividades implementadas pela rede pública estadual de ensino para a continuidade do ano letivo por meio de aulas não presenciais. O regime especial de aulas não presenciais foi aprovado pelo Conselho Estadual da Educação de Goiás (CEE) e adotado nas escolas estaduais desde o início do enfrentamento da pandemia do coronavírus, ainda no mês de março.

Carreira profissional

Nascida no Paraná, no município de Goioerê, Fátima Gavioli é a filha mais velha de uma família humilde. Sua primeira escola, de nome Dom Pedro II, era uma escola da zona rural.  “Naquela época a gente andava 7 km para chegar à escola. Não tinha como ter transporte escolar, não tinha nada. E era um desejo de estudar, uma vontade tão grande que chegava aquela hora de ir para escola e, para nós, era como se fosse um passeio”, relembra.

Apesar das dificuldades, foi naquela escola que a atual secretária da Educação de Goiás viu despertar o seu interesse pela carreira de professora. “Quando eu estava trabalhando na roça, muitas vezes ficava pensando ‘um dia eu vou fazer uma faculdade e vou ser professora’. Eu me inspirei na dona Lídia e, dentro de mim, eu sabia que queria ensinar as pessoas que não sabiam ler e escrever”, conta Fátima Gavioli.

Após a doença do pai e uma série de mudanças, a secretária viu surgiu novos obstáculos para a conclusão de seus sonhos. Trabalhando como doméstica no estado de Rondônia, Fátima Gavioli só pode concluir seus estudos por meio de um curso supletivo. Com o diploma na mão, ingressou no curso Técnico em Contabilidade e depois na faculdade de Letras. “Eu me lembro que no primeiro dia de aulas a professora entrou na sala e disse assim ‘Só faz Letras quem quer ter voz nesse Brasil, porque nesse país só quem tem voz é que tem vez’ e eu pensei ‘Eu estou no curso certo! É aqui mesmo que eu tenho que ficar.’”, relata a secretária.

Anos depois de concluir a faculdade e após transitar pela carreira de vendedora, o seu sonho de ser professora se concretiza. Aprovada em um concurso público, Fátima Gavioli assume aulas em um distrito do município de Cacoal, em Rondônia. Desde então, sua carreira na Educação deslanchou. Ela se tornou mestre em Educação Especial e assumiu cargos como coordenadora regional de Educação e secretária de Estado da Educação de Rondônia. Hoje, é doutora em Psicologia e secretária de Estado da Educação de Goiás.

Diante de toda essa sua experiência, a secretária afirma: “Eu sou a prova viva de que a Educação muda a vida de um menino. Eu sou a prova disso! Eu sou #euacreditonaeducação!”.

Essa foi a primeira vez que a secretária da Educação participa como convidada na live de uma escola, voltada para a orientação vocacional e destinada aos estudantes. O vídeo do encontro pode ser acessado no perfil do Colégio Estadual Sebastião Xavier no Instagram.

(Comunicação Setorial da Secretaria de Estado da Educação)