I Ciclo de Formação On-line prepara professores da rede estadual para aulas em ambiente virtual

Evento contou com uma série de lives formativas, voltadas a orientação dos professores quanto a produção de conteúdo no ambiente virtual

Com a adoção do Regime Especial de Aulas Não Presenciais (REANP) os professores da rede estadual de Educação tiveram que se apoiar nas tecnologias da comunicação e informação para que os estudantes goianos continuassem o processo de aprendizagem. Este novo modelo de trabalho, porém, exigiu de todos os envolvidos novas aprendizagens para mediar o conhecimento e fazer este chegasse aos estudantes por meio de aulas, debates e diálogos.

Diante dessa nova realidade, o Centro de Pesquisas e Formação dos Profissionais da Educação do Estado de Goiás (CEPFOR) da Seduc criou o I Ciclo de Formação On-line que, em seis transmissões ao vivo, apresentou possibilidades de produção de material para aulas on-line, mediação virtual e disseminação de conteúdos aos estudantes.

O primeiro passo foi estabelecer o diálogo com as escolas e profissionais da educação para identificar as demandas formativas que o novo cenário exigia dos professores. A partir das respostas, foram criadas as temáticas das lives formativas, nas quais foram apresentados programas, aplicativos, técnicas e estratégias de trabalho que permitem ao professor criar o material educativo a ser disponibilizado aos estudantes.

As seis lives do I Ciclo de Formação On-line foram transmitidas ao vivo pela plataforma Zoom e no canal do CEPFOR no YouTube. Ao longo de todo o projeto, mais de 1200 profissionais da Educação de Goiás acompanharam as formações pelo Zoom e outras centenas puderam assistir pelo canal no YouTube.

Para aqueles que não puderam acessar as formações e tem interesse no conteúdo, basta acessar o canal do CEPFOR no Youtube ou nas redes sociais. Também é possível ter acesso aos materiais disponibilizados durante as aulas acessando a pasta compartilhada no Google Drive.

Demandas específicas

Além das formações previstas no ciclo de formação, o CEPFOR realizou outras  cinco lives para apresentar ambientes virtuais de interação on-line, programas e aplicativos que são aliados do professor neste momento. Nelas, também foram abordadas questões específicas apresentadas pelos cursistas de diversas Coordenações Regionais. Também foi realizada uma live formativa específica para professores de Língua Inglesa, que atendeu a quase 100 professores da rede.

A proposta é que, no segundo semestre deste ano, seja realizado o II Ciclo Formação On-line, criado a partir do feedback dos profissionais desta primeira experiência formativa ao vivo e totalmente virtual.