Alunos do EJATec focam no Enem e sonham em concluir Ensino Superior

Para formandos do EJATec - Educação de Jovens e Adultos a Distância, programa foi uma experiência gratificante e permitiu que buscassem a continuidade dos estudos

Com o encerramento das aulas do programa EJATec, ocorrido no mês de dezembro, muitos formandos estão ansiosos para prestar o vestibular e tentar a vaga em uma universidade.

A ex-aluna do programa EJATec e futura pedagoga, Cícera Gonçalves, de 42 anos, parou os estudos na 8ª série, atualmente 9º ano. Para ela, foi um prazer voltar e concluir o Ensino Médio na modalidade semipresencial.
“Durante as aulas me senti segura para ir até o fim. Foi gratificante! Agora, após a conclusão, eu sei que estarei preparada para grandes oportunidades”, reforça Cícera ao citar que, mesmo com as dificuldades cotidianas, não desistiu.

Cláudia Cristina Martins, 46 anos, também é uma das formandas do EJATec. De acordo com ela, devido à falta de tempo, o ensino a distância (EAD) foi um fator essencial para que conseguisse concluir sua formação. “Essa experiência mudou a minha vida, inclusive a autoestima”, afirma.
A estudante que, na antiga 7ª série, hoje 8º ano, desistiu dos estudos por razões pessoais, pretende agora prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e cursar faculdade de Direito.

Aulas na pandemia
Para muitos alunos, as aulas do programa EJATec serviram como um refúgio durante o período atípico da pandemia. Foi o caso do estudante Nivaldo Batista Alves, de 50 anos de idade, que disse ter ficado muito estressado: “o EJATec mudou muita coisa na minha vida, inclusive já estou sentindo falta”, conta.

Nivaldo completa afirmando que os professores foram excelentes, dedicados e muito atenciosos. Assim como Cláudia, ele fará as provas do Enem, marcadas para o próximo domingo, 17/1), e pretende cursar Direito.

Ensino a distância
O programa EJATec - Educação de Jovens e Adultos a Distância foi criado pela Secretaria de Estado da Educação de Goiás em 2019 para facilitar o acesso/retorno de jovens e adultos à Educação Básica, em especial os interessados em obter o certificado de conclusão do Ensino Médio.

Flexível e dinâmico, o programa funciona na modalidade semipresencial, com 80% das aulas na plataforma Moodle on-line e 20% presencial. O EJATec proporciona, em um curto período, a conclusão dos estudos e a realização dos sonhos que ficaram para trás.

Plano Estadual de Educação

Esta ação atende a meta 21 do Plano Estadual de Educação