“Diálogos Pedagógicos” devem contribuir para um bom acolhimento nas escolas estaduais neste início de ano

Tutores Educacionais e assessores pedagógicos participaram dos encontros que abordaram temas como o acolhimento às equipes escolares e a matriz curricular para o ano letivo de 2021

Assessores pedagógicos e tutores educacionais da rede pública estadual de Educação participaram do ciclo de lives on-line “Diálogos Pedagógicos”. Realizadas entre os dias 11 e 13 de janeiro, as formações abordaram temas como o engajamento e importância do trabalho do assessor pedagógico; as ações de acolhimento a todos os envolvidos no processo educacional; a matriz estruturante para 2021 e os possíveis déficits de aprendizagem; e o uso de ferramentas digitais no ensino híbrido.

Em um dos momentos, os profissionais puderam conhecer os materiais estruturados fornecidos pela Seduc que continuarão auxiliando os profissionais na realização do planejamento pedagógico. Dentre esses materiais estão as Atividades Pedagógicas Complementares (APCs), disponibilizadas no Portal NetEscola, e as aulas diárias do programa Seduc em Ação.

Uso de ferramentas digitais

Uma das lives do “Diálogos Pedagógicos” contou com a participação do professor Leandro Holanda, que falou sobre o uso de ferramentas digitais para a realização de aulas no ensino híbrido. Na ocasião, assessores e tutores puderam conhecer as possibilidades e a melhor forma de utilizar aplicativos como Plickers, Sway, Padlet, Mentimeter e TikTok em sala de aula.

“As temáticas foram todas importantes, principalmente as palestras ministradas sobre Ensino Híbrido e as ferramentas pedagógicas que podem ser utilizadas pelos professores para que possam realizar interação com os alunos, deixando as aulas mais interativas e favorecendo a participação e interesse dos alunos”, afirmou o tutor educacional Josias Dias Dutra, que atua em escolas jurisdicionadas à Coordenação Regional de Educação de Rio Verde.

Para Josias, os assuntos abordadas irão dar suporte aos tutores educacionais para que eles possam auxiliar os professores na implementação das aulas no formato híbrido e na elaboração do plano de retorno das aulas.

Engajamento

“Iniciar o ano com uma ação de alinhamento entre superintendências e coordenações regionais é apostar em um percurso pedagógico no qual nosso resultado será um processo de ensino-aprendizagem significativo”, afirmou a superintendente de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Secretaria de Estado da Educação, Giselle Faria. Para ela, o engajamento dos tutores e assessores pedagógicos é fundamental para a orientação e elaboração de ações que corroboram a aprendizagem de nossos estudantes.

Já para o gerente de Tutorial Educacional da SEDUC, Wolney Ferreira, a promoção de formações como essa é fundamental porque “embasa os envolvidos para o processo de formação das equipes pedagógicas das unidades escolares”, declarou.