Combate ao Coronavírus: Gincana produz conhecimento de biossegurança em Cepi de Iporá

Estudantes de Centro de Ensino em Período Integral Aplicação usaram as redes sociais para mostrar a importância do protocolo de biosegurança que foi implantado nas unidades escolares de Goiás.

Uma gincana com foco no Protocolo de Biossegurança, conforme orientação da Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc Goiás), movimentou a comunidade escolar no município de Iporá, na região Oeste do Estado. Por meio do Projeto ‘Proteger é preciso!’, realizado pelo Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) de Aplicação, professores, alunos e pais de alunos participaram das atividades e das provas que tiveram como tema as questões relacionadas à Covid-19.

Num primeiro momento, com a parceria da enfermeira Luhara Rodrigues Borges, a produção de vídeos explicativos trouxe informações sobre o protocolo, além da apresentação de livreto ilustrado. Logo, os professores e as turmas escolares se juntaram em equipes na Gincana Integrada de Biossegurança: uma das turmas foi batizada de ‘Prevenção’, a outra de ‘Proteção’.

As provas foram realizadas de forma On-line, com a produção de vídeos, cartazes, paródias e Tik Tok (aplicativo de mídia para criar e compartilhar vídeos curtos). Também foi realizada a prova do conhecimento, com proposições e respostas sobre o Protocolo de Biossegurança.

Segundo Regiane Cândido, coordenadora Regional de Educação de Iporá, “com a realização das provas foi possível perceber o envolvimento total dos estudantes, suas famílias e os professores”.

Regiane destaca que, partindo da necessidade do estudo contínuo do protocolo, os materiais informativos continuarão sendo publicados nos grupos de WhatsApp e redes sociais da escola e na plataforma Google Classroom – para aulas remotas.

O ‘Proteger é preciso!’ entregou certificados de participação no projeto para os alunos do Cepi de Aplicação e troféus para as equipes.