Em Anápolis, Governo de Goiás faz a entrega de 59 novos ônibus escolares

Novos veículos beneficiam 54 municípios goianos

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc/GO), entregou, na manhã desta terça-feira (16/05), 59 novos ônibus escolares a 54 municípios goianos. A solenidade, realizada no Centro de Convenções de Anápolis, contou com a presença do governador Ronaldo Caiado e da secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, além de deputados federais, estaduais e prefeitos.

“A união do Governo do Estado com a bancada federal permite que momentos como esse, tão importantes, aconteçam”, enfatizou a secretária de Educação, Fátima Gavioli, sobre a entrega dos novos ônibus. Segundo ela, nesta que foi a segunda entrega de veículos escolares do ano, os parlamentares buscaram atender as prefeituras que necessitavam de ônibus escolares ou que solicitavam melhorias no transporte.

Os municípios beneficiados são Água Fria de Goiás, Água Limpa de Goiás, Aloândia, Aparecida do Rio Doce, Araguapaz, Aruanã, Avelinópolis, Bom Jesus de Goiás, Bonópolis, Campos Belos, Cavalcante, Cezarina, Cristalina, Davinópolis, Edealina, Edeia, Estrela do Norte, Flores de Goiás, Goianésia, Goiás, Hidrolina, Inaciolândia, Ipameri, Itaguari, Itapuranga, Itauçu, Itumbiara, Joviânia, Mara Rosa, Marzagão, Monte Alegre, Mutunópolis, Nazário, Nova América, Nova Aurora, Nova Roma, Orizona, Ouro Verde, Panamá, Piranhas, Planaltina, Porangatu, Quirinópolis, Santa Rita do Novo Destino, Santa Rosa de Goiás, Santo Antônio do Descoberto, São Luiz do Norte, São Miguel do Passa Quatro, Terezópolis, Trindade, Turvelândia, Uirapuru, Valparaíso de Goiás e Varjão.

“Esse ônibus é uma coisa muito importante para os nossos alunos. Lá, realmente, estamos necessitando, principalmente os estudantes do povoado Mato Seco. Estamos muito felizes!”, celebrou a vereadora de Água Fria de Goiás, professora Ivonete Barbosa Santos.

Para a deputada federal Flávia Morais, a entrega demonstra a preocupação da bancada federal em garantir a qualidade da Educação no Estado.

“Nós sabemos como era o transporte escolar há tempos atrás. Eram em vans, em kombis muitas vezes inadequadas para o transporte de crianças e adolescentes. E, hoje, nós temos esses ônibus espalhados por todos esse país. Nessas últimas entregas, já foram, só de 2019 até 2023, R$ 65 milhões de emendas da bancada goiana destinados para ônibus escolar em Goiás. Só nessa última, são R$ 11,9 milhões com o restante de contrapartida do Governo do Estado” exaltou a parlamentar.

Essa foi a segunda entrega de ônibus escolares realizada em 2023. A primeira foi realizada em março, ocasião em que 36 novos veículos foram entregues a prefeitos de 35 municípios goianos.

Regime de colaboração

A colaboração entre estado e municípios no âmbito da Educação também foi assunto na cerimônia. Citando o programa AlfaMais Goiás, que em regime de colaboração visa garantir a Alfabetização na idade certa, a secretária de Educação de Goiás ressaltou a parceria entre as esferas do Poder Executivo goiano. “Nunca esteve tão boa”, afirmou Fátima Gavioli.

No mesmo tom, o governador Ronaldo Caiado conclamou os prefeitos a auxiliarem a manutenção da qualidade da Educação. “Nós temos que ter uma continuidade. Não podemos ter uma parte que está boa demais e a outra está ruim e vice e versa. O aluno tem que vir dentro de uma metodologia crescente para ele não sair da escola fundamental porque ele se sente totalmente incapaz de entender aquilo que está lá. E é aí que a criança deixa o estudo. Não deixem essa bandeira da Educação cair, mantenham esse padrão”, declarou o governador, destacando ações como o Revisa Goiás e o programa AlfaMais Goiás.

Participantes

Participaram da cerimônia os deputados federais Rubens Otoni, Professor Alcides, Daniel Agrobom e  José Nelto; os deputados estaduais Amilton Filho e Coronel Adailton;  os prefeitos de Piranhas, Marcos Rogério Chicão, e de Abadiânia, José Diniz; o vice-prefeito da Anápolis, Pastor Márcio; o superintendente de Gestão Administrativa da Seduc/GO, Leonardo Lima; o gerente de Transporte Escolar, Logística e Serviços, Francelino Borges; e o coordenador de Transporte Escolar, Edson Jácomo; além de prefeitos, secretários municipais de Educação e vereadores dos municípios beneficiados.