Caiado entrega novos ônibus escolares para 54 municípios goianos

Durante evento em Anápolis, governador anunciou também a entrega de 410 mil chips com internet para auxiliar estudo dos alunos

O governador Ronaldo Caiado entregou 59 novos ônibus escolares a 54 municípios goianos na manhã desta terça-feira (16/05), em evento no Centro de Convenções de Anápolis. Caiado também anunciou, durante a entrega dos veículos, a entrega de 410 mil chips com internet para auxiliar os alunos goianos em pesquisas escolares e universalizar a educação, além de 28 mil tablets para quem não tem aparelho celular.

“As pessoas, às vezes, acham que educação é discurso. Não é. Não tem nada mais gratificante na vida do que ver as transformações que estamos fazendo no Estado de Goiás. Essas crianças, no futuro, saberão reconhecer e retribuir à sua cidade, à sua família. É um processo de resgate de um estado, de motivação pelo crescimento cada vez maior”, disse Caiado.

Os recursos para a aquisição dos ônibus são provenientes de emendas parlamentares da bancada goiana no Congresso Nacional. Ao todo, R$ 20 milhões foram destinados para a compra, que beneficiará estudantes das redes estadual e municipal de ensino.

Fátima Gavioli, secretária de Estado da Educação, ressaltou a importância do transporte escolar. “A união do governo do Estado com a bancada federal permite que momentos como esse sejam comemorados. Nossa parceria com os prefeitos nunca esteve tão boa. O senhor, governador, rompeu um defeito que existia nesse estado. O prefeito fazia educação para lá e o governador para cá. Quem tinha mais dinheiro, tinha escola mais bonita, servidor mais bem pago e cada um ia de um jeito”, afirmou. Fátima afirmou que agora existe harmonia entre os governos estadual e municipal para que os goianos tenham educação de qualidade, igualitariamente.

Cada veículo tem capacidade para transportar até 59 estudantes sentados e são equipados com dispositivo de embarque e desembarque para pessoas com deficiência. Essa é a segunda entrega de ônibus escolares realizada em 2023. A primeira foi em março, quando 36 novos veículos foram entregues a prefeitos de 35 municípios goianos.

Participaram do ato de entrega os deputados federais Professor Alcides e Rubens Otoni; e os estaduais Coronel Adailton, Amilton Filho e Vivian Naves, além de prefeitos de várias cidades.

Receberão os novos ônibus: Água Fria de Goiás, Água Limpa de Goiás, Aloândia, Aparecida do Rio Doce, Araguapaz, Aruanã, Avelinópolis, Bom Jesus de Goiás, Bonópolis, Campos Belos, Cavalcante, Cezarina, Cristalina, Davinópolis, Edealina, Edeia, Estrela do Norte, Flores de Goiás, Goianésia, Goiás, Hidrolina, Inaciolândia, Ipameri, Itaguari, Itapuranga, Itauçu, Itumbiara, Joviânia, Mara Rosa, Marzagão, Monte Alegre, Mutunópolis, Nazário, Nova América, Nova Aurora, Nova Roma, Orizona, Ouro Verde, Panamá, Piranhas, Planaltina, Porangatu, Quirinópolis, Santa Rita do Novo Destino, Santa Rosa de Goiás, Santo Antônio do Descoberto, São Luiz do Norte, São Miguel do Passa Quatro, Terezópolis, Trindade, Tuverlândia, Uirapuru, Valparaíso de Goiás e Varjão.

Conectividade

Ronaldo Caiado aproveitou a solenidade para anunciar aos prefeitos presentes no evento a entrega de 410 mil chips com internet e de 28 mil tablets para alunos do Ensino Fundamental inscritos no CadÚnico, do interior de Goiás, que não tenham o aparelho para estudar. O objetivo, segundo Caiado, é que a internet chegue a quem ainda não utiliza a conectividade a favor dos estudos.

“Sempre tive como meta aquilo que coloco no meu plano de governo, que é romper o ciclo da pobreza. Só se tem um medicamento capaz de corrigir as desigualdades sociais; só um. Exatamente a educação. O emprego só vai existir se a pessoa tiver o preparo para ocupar aquele cargo. Se não, vai existir o cargo e vão trazer pessoas de outros estados para ocupar aquela função no nosso estado. Educação é a base para tudo”, afirmou o governador.

Fotos: Hegon Corrêa e Robson Henrique

Legenda: Ronaldo Caiado na entrega de ônibus escolares em Anápolis: “Não tem nada mais gratificante na vida do que ver as transformações que estamos fazendo em Goiás”

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás