Governo Estadual empossa diretoria do primeiro Fórum de Educação Escolar Indígena de Goiás

Primeiro fórum de Educação escolar indígena de Goiás atenderá demandas das comunidades indígenas, através de discussões de políticas públicas voltadas à Educação

Na manhã desta terça-feira (09/05), o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc/GO), realizou a cerimônia de posse dos membros do primeiro Fórum Estadual de Educação Escolar Indígena de Goiás (FEEEI/GO). Foram nomeados, para um mandato de dois anos, 29 membros, entre titulares e suplentes.

A diretoria do primeiro fórum estadual é composta pelo vice-cacique do Povo Tapuia do Carretão, Wellington Vieira Brandão, no cargo de presidente; Sinvaldo Oliveira Saraiva, dos povos Iny/Karajá, para o cargo de vice-presidente; e Valdirene Leão Gomes, também dos povos Iny/Karajá, como secretária-executiva.

A cerimônia ocorreu na sede da Seduc/GO e contou com a presença dos membros do Fórum; da secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli; da coordenadora de Educação Escolar Indígena do Ministério da Educação (MEC), Rosilene Tuxá; e do prefeito de Nova América, Cléber Júnio. Além deles, estiveram presentes representantes da Universidade Federal de Goiás (UFG) e da Fundação Nacional dos Povos Indígenas de Goiás (Funai/GO); de caciques e estudantes das comunidades indígenas da rede pública estadual de ensino.

De acordo com a secretária estadual da Educação, Fátima Gavioli, desde 2019, o governador, Ronaldo Caiado, e ela vêm trabalhando na criação deste fórum. “Neste Fórum tão importante, que o nosso governador e eu quisemos desde o início criar, serão apresentadas sugestões, discussões e políticas para que os professores ensinem melhor, para que as crianças tenham um melhor aprendizado,” destaca a secretária. Ela garantiu ainda que, o que for feito para as unidades escolares regulares, também será feito para as escolas indígenas, e este é um dos objetivos do fórum estadual.

O que é o FEEEI?

O Fórum Estadual de Educação Escolar Indígena de Goiás (FEEEI/GO) foi criado pelo Governo de Goiás no dia 03 de agosto de 2022, por meio de um decreto governamental. Este é o primeiro fórum e o intuito é assessorar os programas e ações de promoção e desenvolvimento da Educação Escolar Indígena em todos os níveis e modalidades ofertadas pela rede pública estadual de ensino.

De acordo com a coordenadora de Educação Escolar Indígena do MEC, Rosilene Tuxá, o fórum tem uma importância muito grande não só para os povos indígenas, mas também para o Estado. “Com certeza é um momento histórico. Percebemos o quanto a comunidade indígena é assistida e é isso que eles precisam: políticas pensadas para os povos indígenas e com os povos indígenas,” ressalta a coordenadora.

Já para o primeiro presidente do FEEEI/GO, Wellington Vieira, há muito tempo a comunidade indígena luta para conquistar o direito de ter políticas públicas ao seu favor. Ele explicou que, com a criação do fórum, eles terão mais possibilidades de dialogar sobre direitos, além de ter mais acesso à Seduc/GO e, consequentemente, ao governo estadual.

O FEEEI deve propor e discutir políticas e projetos de valorização das culturas indígenas e propiciar a manutenção e formulação dos programas específicos da Educação. Entre as suas competências, está, também, a organização de ações que fortaleçam o ensino e a aprendizagem dos estudantes das comunidades escolares indígenas.

[gallery ID=284]