Recuperação da aprendizagem e uso de metodologias inovadoras são tema do 1º Fórum Crescer

Realizado pela Seduc/GO em parceria com a Fundação Sagres, evento apresentou novidades no layout do Ser Goiás

Coordenadores regionais de Educação, assessores pedagógicos e professores de Ensino Fundamental da rede pública estadual de ensino participaram, nesta segunda e terça-feira (08 e 09/05), do 1º Fórum Crescer. O evento, realizado pela Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc/GO) em parceria com a Fundação Sagres, apresentou novidades para o programa Sistema Educacional de Recuperação da Aprendizagem (Ser Goiás).

Criado em 2021, o Ser Goiás é uma ferramenta pedagógica de apoio para a recuperação e recomposição da aprendizagem dos estudantes da rede estadual. Acessado por meio do Portal NetEscola, o sistema disponibiliza videoaulas dos componentes curriculares de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza, Língua Inglesa, História, Geografia, além de quizzes educativos para estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano).

“Esse projeto nasce com essa proposta do ‘rever’ (o conteúdo) e hoje a gente usa o Ser Goiás todos os dias. O Ser Goiás não é só do 6º ao 9º ano. Ele foi pensado para o 6º ao 9º, mas pode ser utilizado para a recomposição a partir da 1ª série do Ensino Médio”, ressaltou a secretária de Educação de Goiás, Fátima Gavioli, durante o evento.

Segundo a diretora pedagógica da Seduc/GO, Márcia Rocha, desde a sua criação o Ser Goiás tem sido importante ferramenta na mitigação das lacunas de aprendizagem. “O que a gente não aprende na primeira fase, a gente tem mais dificuldade em recuperar depois. Então, nós estamos aqui para não deixar que essas lacunas de aprendizado se perpetuem, que cheguem no Ensino Médio. A gente quer resolver esse problema agora”, afirmou Márcia Rocha.

Para o diretor da Sagres Educa, Vinicius Tondolo, o diferencial da iniciática é a linguagem, adaptada ao público, e que está aliada à ludicidade. “Nossas crianças e nossos jovens estão acostumados com a linguagem do audiovisual. Eles estão acostumados com uma linguagem, com formatos rápidos, práticos. E o professor precisa desses formatos para ajudar a materializar aquilo que ele faz em sala de aula”, explicou.

Próximos passos

Nos dois dias de programação, os participantes puderam conhecer a estrutura do Ser Goiás e as novidades para esse ano de 2023. Dentre as novidades estão um novo layout da plataforma, que permite o acompanhamento das atividades iniciadas e a consulta ao acervo de conteúdos das séries anteriores.

Além disso, coordenadores regionais, assessores e professores participaram de uma oficina de design thinking, onde puderam refletir sobre a construção de aprendizagens significativas a partir de metodologias inovadoras.

“Nós acreditamos que não há uma solução direta, única e exclusiva, para que a gente possa resolver todos os problemas da Educação. E nessa troca de experiência que a gente possa ouvir, ser ouvido e construir esses cenários”, almejou Vinicius Tondolo no primeiro dia de Fórum.

Participantes

Estiveram presentes o presidente da Fundação Sagres, Djalma Freitas; a superintendente de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Seduc, Gisele Faria; a gerente de Ensino Fundamental, Tâmara Trentin; o gerente de Cooperação Municipal, Jaime Ricardo; e a gestora de ações educacionais da Sagres Educa, Kelly Bittencourt.