Seduc realiza o 1º Encontro de Estudantes dos cursos de Altas Habilidades Artísticas

Alunos da rede pública estadual de todo o Estado compartilharam suas experiências no evento, realizado em Pirenópolis

O projeto juvenil Altas Habilidades Artísticas, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) por meio do Ciranda da Arte, promoveu pela primeira vez o Encontro de Estudantes dos Cursos de Altas Habilidades.

Com o tema ‘Ramificações Artísticas Cirandeiras’, o evento foi realizado nos dias 9 e 10 de março na cidade de Pirenópolis, e contou com a participação de estudantes, professores, articuladores e coordenadores.

O projeto oferece cursos nas áreas de Dança, Música, Teatro e Artes Visuais para jovens de toda a rede estadual de ensino nas modalidades online e presencial. A proposta é expandir o ensino de arte nas escolas, proporcionando espaço para que crianças e adolescentes possam trabalhar seus interesses e habilidades artísticas.

Uma das alunas do Coro Cênico do Altas Habilidades, Jainefa de Castro de Sousa, que está no projeto há quatro anos, revela que a Música representa tudo em sua vida, porque desperta nela diversos sentimentos, melhora suas relações pessoais e ajuda a manter o foco no seu futuro.

Motivação

O estudante Renato dos Santos, que também faz parte do Coro Cênico, foi outro que ficou entusiasmado por conhecer os alunos de outras cidades. Para ele, fazer parte do projeto mudou sua forma de enxergar o mundo. “Traz grande variedade social para a gente. É uma forma melhor de interagir, de se deparar com a sociedade”, afirma ele.

A aluna Júlia Martins de Sousa também comentou sobre a importância de interagir com os colegas. Além de expandir seu círculo social, o curso de Dança fez Júlia se interessar e se envolver mais com a arte. “A Dança se tornou parte da minha vida. É tudo que me motiva”, confessa.

Marinalva Barros, mãe da aluna Lívia Andrade, de Goianira, acompanhou a filha durante o evento e participou das oficinas de Música oferecidas pelos professores do Ciranda da Arte para articuladores, professores e responsáveis que acompanharam os/as jovens na viagem. “Nunca tinha participado de nada parecido. Gostei do contato com a Música e a experiência foi muito boa”.

Turismo pedagógico

Edneia Jesus Rodrigues, mãe do aluno José Wellington de Jesus Santos, também acompanhou o filho e adorou participar das oficinas de Música. Ela destacou também a importância do projeto e do encontro de estudantes para José Wellington.

“Meu filho era um menino que ficava mais jogando no celular, mas eu vi que ele começou a estudar. Então eu vi que ele estava fazendo algo sério e que ele começou a ter atitudes mais positivas”, destacou Edneia.

Ao proporcionar um momento de encontro entre estudantes e professores dos cursos, o evento teve como objetivo possibilitar o compartilhamento de experiências artísticas em um ambiente de significativa importância cultural para o Estado, como Pirenópolis.

Por meio de atividades como o turismo pedagógico pelas ruas da cidade, oficinas de Artes Visuais, Dança, Música, Teatro e Coro Cênico, o evento pretendeu contribuir para a promoção da autonomia, das habilidades sociais e emocionais e para a implementação de diferentes formas de olhar e viver a arte.

Troca de vivências

Para Getúlio Chartier, coordenador geral do projeto juvenil Altas Habilidades Artísticas, o encontro em Pirenópolis representou um momento importante de expansão do projeto e por isso o tema ‘Ramificações Artísticas Cirandeiras’, e proporcionou uma troca de experiências e vivências artísticas entre os/as estudantes.

O professor destacou ainda que os professores puderam acompanhar o desempenho de cada aluno no coletivo, principalmente daqueles que estudam na modalidade à distância.

O articulador de Luziânia, Enedino Borges, acompanhou o estudante do curso de Artes Visuais, Nazio Ian Soares, e frisou a importância do engajamento de todos os profissionais da educação nesse tipo de ação. “Todo mundo tem que participar, divulgar, se envolver e desenvolver a arte na sua Coordenação Regional de Educação, pois o resultado é surpreendente,” frisou.

Importância do encontro

A articuladora da CRE Quirinópolis. Lilian de Rezende, também esteve presente no evento, acompanhando uma estudante. Ela ressaltou a importância de divulgar as ações e projetos nas Regionais, assim como a relevância de encontros estudantis como o de Altas Habilidades.

Para fechar o encontro com chave de ouro, os estudantes dos cursos das áreas de Música, Dança e Teatro tiveram a oportunidade de realizar apresentações no Cine Pireneus, em forma de culminância das aulas e oficinas.

A plateia foi formada por alunos dos 6°, 7° e 8° anos do Ensino Fundamental e professores da Escola Estadual Comendador Joaquim Alves. De acordo com Getúlio, os alunos de Música tiveram um momento especial no palco.

Enquanto alguns cantavam, outros atuavam respeitando o espaço e o timbre dos outros. Da mesma forma, os jovens puderam potencializar seus estudos e experiências artísticas também na Dança, no Teatro e nas Artes Visuais.

[gallery ID=270]