Nova ferramenta de gestão do Transporte Escolar fará o georrefenciamento de rotas e dos estudantes usuários

Sistema, que deve estar em pleno funcionamento em 2023, foi mostrado hoje ao Governador Ronaldo Caiado

Em visita à Secretaria de Estado da Educação (Seduc/GO) nesta sexta-feira, 2/12, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, conheceu, em detalhes, o Sistema Transcolar Rural, uma nova e moderna ferramenta de gestão do programa Transporte Escolar. Entre outras aplicabilidades, o georreferenciamento possível com o sistema deve aumentar a segurança dos estudantes e favorecer a melhor utilização dos recursos destinados ao programa.

O Transporte Escolar, utilizado por alunos das redes públicas estadual e municipais, é feito em parceria com os municípios, por meio de convênios. Para além de atender mais de 50 mil estudantes das escolas públicas estaduais que moram na zona rural, o sistema poderá, com a adesão das prefeituras, beneficiar, também, todos os alunos das escolas municipais usuários do transporte escolar.

Os benefícios do Sistema Transcolar Rural vão desde à otimização na utilização e economicidade dos recursos públicos, até, principalmente, o funcionamento de todo um mecanismo que fará ampliar a segurança no transporte, nos veículos, nos trajetos, das milhares de rotas por onde são levados os alunos às escolas.

Na visita do governador Ronaldo Caiado à Seduc, (2/12), o Sistema Transcolar foi apresentado a ele por representantes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) que desenvolveu o projeto que está sendo implementado em Goiás. Outros estados, como Minas Gerais, Mato Grosso, Espírito Santo, Pará e Pernambuco também já estão adotando o sistema.

Transporte Escolar é essencial

Milhares de estudantes que moram na zona rural têm no Transporte Escolar a única forma de irem à escola. Nesse sentido, esse programa, como a Merenda Escolar, é prioridade para o Governo de Goiás.

De 2019 até agora os repasses para o Transporte Escolar superam os R$ 695 milhões. Em janeiro de 2022 o Governo aumentou em 40% os repasses do programa às prefeituras, implementando o reajuste nos valores que eram, ainda, de 2017.

Ainda no início da gestão, em 2019, o governo de Goiás fez o pagamento de seis parcelas em aberto deixadas pela gestão anterior no valor de R$ 72 milhões. O pagamento do Transporte Escolar é feito rigorosamente em dia, e o governo estadual, por meio da Seduc, tem buscado tornar o transporte dos estudantes das escolas públicas goianas o melhor possível. O novo sistema chega para fortalecer essas ações.

[gallery ID=227]