Em visita à Seduc, governador de Goiás acompanha balanço das ações da Educação e traça metas para o ano letivo de 2023

O governador Ronaldo Caiado participou, nesta sexta-feira (2/12), de uma reunião de trabalho com superintendentes e equipes da Secretaria de Estado da Educação (Seduc/GO). O encontro, coordenado pela secretária Fátima Gavioli, repassou atualizações sobre as ações e programas em curso na Educação de Goiás.

“Eu vim aqui não só para ver um relato de tudo aquilo que foi produzido durante esse ano, mas, também, as metas para o ano letivo de 2023. E, além do mais, para agradecer a vocês pela eficiência que tem levado essa metodologia e essa pauta de Educação aos 246 municípios do Estado de Goiás”, afirmou Caiado na reunião.

Programas

Na ocasião, foram apresentados dados de programas como o AlfaMais Goiás. Criado pelo Governo de Goiás em 2021, o programa tem disponibilizado profissionais, materiais didáticos de apoio e bolsas para 245 municípios parceiros.

De acordo com a superintendente de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Seduc, Giselle Faria, mais de R$ 34 milhões já foram investidos no programa. Desse total, cerca de R$ 10 milhões foram destinados à distribuição de kits escolares e literários aos estudantes da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º e 2º anos).

Também foram apresentados dados sobre o programa Bolsa Estudo, que beneficia estudantes de Ensino Médio da rede pública estadual de Educação com R$ 111,92. Para receber o valor mensal, no entanto, o aluno precisa ter frequência escolar de 75% e média escolar acima de 6,0 em todas as disciplinas.

“Constatamos que 70% dos valores gastos com o Bolsa Estudo são com alimentação, ou seja, os alunos estão gastando em mercados e supermercados e trazendo alimentação para dentro de suas casas”, demonstrou o superintendente do Programa Bolsa Educação, Márcio Capitelli.

Segundo o superintendente, as próximas ações do programa incluem a criação de um sistema de controle, que será disponibilizado para que as coordenações regionais de Educação (CREs) e unidades escolares possam verificar, individualmente, quais estudantes cumpriram os critérios de recebimento e acompanhar a disponibilização do saldo.

Transcolar Rural

Na visita à Seduc, também foi apresentado o Transcolar Rural, uma ferramenta de gestão por georreferenciamento que está sendo implementada na gestão do transporte escolar no Estado. O sistema foi desenvolvido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e já está em funcionamento em estados como Mato Grosso e Espírito Santo.

“Como temos alunos da rede estadual e das redes municipais, nós precisamos que haja uma convergência de dados para que não haja um acúmulo de gastos sobre uma mesma linha onde nós vamos trazer os alunos. Porque, realmente, todos nós temos que ter um melhor resultado e mais economia, mais capacidade de investimento na área da Educação”, explicitou o governador sobre as possibilidades do sistema, encerrando a visita.

[gallery ID=226]