Governo de Goiás entrega quadra poliesportiva coberta em Anápolis

Espaço recebeu investimentos de mais de R$ 520 mil do Tesouro Estadual para reforma e cobertura

O Governo de Goiás inaugurou, na manhã desta sexta-feira (11/11), a quadra poliesportiva do Colégio Estadual Castelo Branco, no município de Anápolis. Ao todo, foram investidos R$ 524.687,92 do Tesouro Estadual na reforma e cobertura do espaço.

A entrega foi feita em uma cerimônia, que contou com a participação da secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, deputados estaduais, vereadores, estudantes e professores. Na oportunidade, a secretária destacou a longa espera enfrentada pela comunidade e enfatizou a importância do local como espaço pedagógico.

“Essa escola foi construída na década de 1970 e, até o dia de hoje, essa escola sonhou com uma quadra”, iniciou a secretária. “E hoje entregamos uma quadra coberta nos padrões e do jeito que se precisa ter para se dar uma boa aula de Educação Física, para se ter qualidade na Educação e para melhorar a Educação do nosso Estado e do município de Anápolis”, afirmou.

Fim da espera

Alguns dos atores que vivenciaram a espera pela cobertura da quadra esportiva ao longo dos anos compartilharam suas emoções durante a cerimônia.

Uma dessas pessoas é a jovem Mary da Conceição Silva, aluna da unidade escolar desde 2015 e que, hoje, cursa a 1ª série do Ensino Médio. Mary conta que, quando se matriculou na unidade, tudo o que havia era um piso de cimento, castigado pontualmente pela chuva.

“Antes essa quadra era descoberta, chovia e criava lodo. Se a gente viesse para cá, caia. Então é muito importante e tem um significado enorme para a gente. É uma conquista!”, relata a estudante.

Quem também acompanhou as diferentes fases do local foi o professor Lucas Emanuel Pereira, que representou a equipe docente na cerimônia de inauguração do espaço. Para ele, a entrega da quadra reflete o compromisso do Estado em atender às demandas da sociedade.

“Essa quadra, assim como outros projetos que estão se desdobrando aqui, representa um sonho que vem permeando toda a biografia dessa escola. Um sonho realizado a várias mãos, desde gestões anteriores”, relembrou. “Quando a gente vê a inauguração de uma quadra como essa ou de uma biblioteca, você percebe uma forma de diálogo do Estado com a sociedade. E eu espero que esse diálogo se fortaleça cada dia mais.”

Motivação

De acordo com a diretora do Colégio Estadual Castelo Branco, Rosimeire Frazão Lopes de Oliveira, a finalização e entrega da quadra já tem impactado o comportamento da comunidade escolar, especialmente dos alunos.

“Até então a escola não dispunha de um espaço digno, adequado para que os alunos pudessem praticar as aulas de Educação Física. Então, essa quadra trouxe dignidade, trouxe motivação para os alunos. Agora, eles estão mais motivados para fazer as aulas. Sem falar que esse espaço serve para outros eventos dentro da unidade escolar, o que é muito positivo”, concluiu a diretora.

O espaço, agora coberto, abrigará as aulas de Educação Física e práticas coletivas dos 268 alunos da rede estadual, matriculados nos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e no Ensino Médio (1ª a 3ª série). A quadra atenderá, ainda, aos estudantes matriculados na extensão da Escola Municipal Dr. Anapolino Silvério de Faria, unidade que ocupa o prédio no período vespertino.

Participantes

Estiveram presentes os deputados estaduais Amilton Filho e Coronel Adailton; o coordenador Regional de Educação de Anápolis, Luciano Almeida; o assessor de Acompanhamento e Execução de Recursos da Seduc, Carlos Vieira; a gerente de Fiscalização da Superintendência de Infraestrutura da Seduc, Jéssica Rodrigues; o gerente do Distrito Agroindustrial de Anápolis, Marlon Caiado; além de vereadores, professores e estudantes.

[gallery ID=219]