Alunos de Iporá participam do Torneio Sesi de Robótica com proposta de combater o sedentarismo

Com a proposta ‘Movimentar, colocar todos em movimento, evitando o sedentarismo’, nove alunos do Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Osório Raimundo de Lima, de Iporá, oeste de Goiás, participam do Torneio SESI de Robótica FLL FIRST Lego League (2020/2021).

Os estudantes, que têm idades entre 14 e 16 anos, integram a Equipe Techno Zone e desenvolvem o Projeto Desafio Techno Fitness, com a realização de pesquisas e entrevistas para a elaboração de soluções.

Segundo a professora orientadora Daniela Marques, o objetivo do projeto “é colocar todo mundo em movimento, em suas casas ou qualquer outro lugar, de todas as idades, combatendo o sedentarismo”.

Daniela conta que as pessoas que aceitaram participar do primeiro desafio gravaram vídeos fazendo exercícios físicos e as imagens foram postadas em uma página do Instagram: “Os participantes dos vídeos mais votados pelos seguidores receberam prêmios como incentivo, entre eles uma cesta de café da manhã fitness”, explica a professora.

Ao longo deste primeiro semestre de 2021, a equipe vai realizar vários desafios do Techno Fitness, projeto que terá apresentação no Torneio SESI de Robótica FLL FIRST Lego League (23 e 24/04).

Soluções para o dia a dia

O torneio desafia estudantes a buscarem soluções para problemas do dia a dia da sociedade moderna. Os temas são diferentes a cada temporada. No ano de 2018, por exemplo, os alunos tiveram de encarar questões relacionadas a viver e viajar no espaço, como se participassem de uma viagem para outro planeta.

Os jovens precisam trabalhar em sintonia tendo como base valores como respeito, ganho mútuo e competição amigável.