“Quero transformar as escolas de Goiás nas melhores do país”, diz Caiado ao inaugurar colégio estadual em Silvânia, padrão século XXI

Obra foi abandonada por gestões anteriores. Construção recomeçou em outubro de 2020 e teve investimentos da ordem de R$ 1,5 milhão. Estrutura conta com 12 salas de aula climatizadas, dois laboratórios, biblioteca, miniauditório e quadra poliesportiva coberta. Governador destaca correta aplicação dos recursos públicos e qualidade do ensino

O governador Ronaldo Caiado inaugurou, nesta segunda-feira (24/05), o Colégio Estadual Professor José Pascoal da Silva, em Silvânia. A construção foi iniciada em 2013, mas paralisada por gestões anteriores dois anos depois devido à falta de pagamentos à construtora. No atual governo, as obras foram retomadas em outubro de 2020, após renegociação da dívida. O valor investido na conclusão do prédio foi de R$ 1,5 milhão.

A unidade educacional tem capacidade para atender até 920 alunos, sendo 360 por turno. Atualmente, estão matriculados 539 estudantes, distribuídos pelos períodos matutino e vespertino em turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e das três séries do Ensino Médio.

Caiado fez questão de conhecer todas as estruturas da unidade, desde as salas de aula climatizadas aos jardins. “Eu sou detalhista. Nos laboratórios de física, química, robótica, os métodos facilitam ao professor ensinar e ao aluno assimilar e ter uma cultura mais abrangente”, disse. Para o governador, destinar corretamente os recursos da educação transforma a qualidade de ensino. “Quero transformar as escolas de Goiás nas melhores do país, e que sejam melhores do que as particulares”, projetou.

Com área total de 9 mil metros quadrados e 3.065 metros quadrados de construção, o novo prédio foi construído no padrão arquitetônico século XXI, um modelo que chama a atenção por suas amplas instalações e pela excelência da estrutura física. São 12 salas de aula climatizadas, bloco administrativo com cinco salas, cantina, refeitório, dois laboratórios, biblioteca, miniauditório, quadra poliesportiva coberta, sala de atendimento educacional especializado, estacionamento interno e pátio coberto.

O vice-governador Lincoln Tejota elogiou a união de esforços dos municípios, deputados federais e estaduais com o Governo de Goiás. Ele comemorou a nova sede, construída em alto padrão: “Não podemos aceitar uma política pública que não valoriza o aluno. Como podemos esperar que sejam futuros campeões em diversas áreas?”.

Representando a secretária Fátima Gavioli, o superintendente de Segurança Escolar e Colégio Militar da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Coronel Vilela, disse que Caiado tem feito pela educação o que nunca foi feito antes. “Agora estamos vendo os recursos aplicados corretamente, sendo bem destinados. O governador já é visto como o pai da educação”, destaca.

Segundo a coordenadora Regional de Educação, Silvana Nascimento da Silva, a sede concluída é um sonho realizado. “Somos a regional com o melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), mas faltava algo: uma escola Século XXI e um governo que não ficasse só nas promessas”, celebrou.

O prefeito de Silvânia, Doutor Geraldo, destacou que a cidade sonhava com o colégio pronto há mais de nove anos e, nos 50 anos de história, é a primeira vez que a unidade tem sede própria. “Eu sou grato ao trabalho de Caiado e de todo o Governo de Goiás. A comunidade educacional recebe hoje um projeto muito esperado”, disse Geraldo.

Obra retomada
A obra, aguardada há oito anos pela população, teve custo total de R$ 5.477.099,89. Até a sua conclusão, o colégio atendia alunos em dois locais diferentes: uma em um prédio adaptado que não oferecia as condições adequadas e a outra em um espaço cedido pela Universidade Estadual de Goiás (UEG).

Também presente na cerimônia, o deputado federal José Mário Schreiner cumprimentou a equipe da Seduc da regional de Silvânia pelo primeiro lugar no Ibed e o governador Caiado. “Com certeza, sua gestão é um divisor de águas na história de Goiás”, disse.

Para o deputado estadual Amauri Ribeiro, todo o Estado vem sendo beneficiado pelo investimento massivo em reforma e construção de escolas. “Antes sabíamos que tinha dinheiro, mas ninguém sabia onde estava. Agora, com muito esforço e honestidade, ele vem aparecendo”, disse.

Para o deputado Coronel Adailton, a inauguração de um colégio Século XXI, ao resgatar uma obra parada, é de suma importância para Silvânia. “Investir na educação é o primeiro passo para um governo dar certo, seja ele qual for”, pontua.

O deputado estadual Wilde Cambão elogiou a atuação de Caiado no Estado, especialmente na educação. “Esse é o governador do trabalho, da honestidade e da transparência”, disse. O deputado Humberto Aidar também comemorou a entrega da obra e as ações do governo, especialmente no combate à disseminação Covid-19: “Desde o início da pandemia, esse homem não arredou o pé um dia sequer para defender a vida.”

Estiveram presentes na solenidade o presidente do Detran, Marcos Roberto e o assessor especial da Governadoria, Lívio Luciano. Da cidade de Silvânia, compareceram a diretora do Colégio Estadual Professor José Pascoal da Silva, Edinéia Marilda Saches, o presidente da Câmara Municipal, vereador Fábio André, os vereadores Silvério Lôbo, Kleyser Júnior, Tatiane Duarte, Hamilton, Valdomiro, Matheus Brito, Meire, Alba e Washington Show, a primeira-dama Cristiane Santana, o presidente do Sindicato Rural e vice-presidente da Federação de Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), Eduardo Veras, o presidente do Democratas de Silvânia, Carlos Maier e o ex-prefeito Estevão Colombo. Os familiares do homenageado que nomeia a unidade também estiveram presentes, Hugo Pascoal, Plínio Pascoal e Virgílio da Silva.

Fotos: Lucas Diener