Alunos da rede pública são premiados no Goiás na Ponta do Lápis

pontadolapis

Era baile de formatura em Morrinhos. João Vitor Assunção já tinha motivos de sobra para comemorar, pois celebrava a conclusão do Ensino Médio, quando recebeu a notícia da direção do Colégio Estadual Bernardino Guimarães de que foi um dos campeões da 12ª edição do Concurso Goiás na Ponta do Lápis. Nesta quarta-feira, 14/12, vestiu um blazer e subiu ao palco do auditório Costa Lima, na Assembleia Legislativa de Goiás, para receber a premiação junto a outros 17 estudantes e três escolas vencedoras em todo o Estado.

O tema do concurso esse ano foi "Histórias Reais de Combate ao Aedes". João Vitor, que tem 16 anos, resolveu se inscrever com uma paródia. Usou como inspiração a canção de Geraldo Vandré, "Pra não dizer que não falei das f''lores". "Estava comemorando a formatura com os meus amigos, na semana passada, quando soube que fiquei em 1º lugar na categoria E do concurso. Sinceramente, não esperava. Fiquei muito feliz", comemorou o aluno que, além de um notebook, ganhou bolsa de estudos integral da Fasam.

Representando a secretária de Educação, Cultura e Esporte, Raquel Teixeira, o chefe de gabinete Antônio Celso Fonseca participou do evento desta tarde e comentou que todos os estudantes que se inscreveram no concurso são motivo de orgulho. De acordo com a organização do evento, foram mais de 900 mil produções. "Estamos aqui só para dizer que vocês cumpriram aquilo que foi proposto, parabéns a todos. Ver alunos, pais e professores e reunidos aqui coroa todo o esforço realizado ao longo do ano", disse durante o discurso.

O diretor-presidente do jornal Tribuna do Planalto, Sebastião Barbosa, comemorou os números registrados na 12ª edição do Goiás na Ponta do Lápis. O concurso foi lançado pelo jornal em 2003 e tem o apoio do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) e da Secretaria de Estado da Saúde.

Nessa edição foram abertas outras modalidades além da redação, como paródia, poesia, desenho e até vídeo. Participaram alunos das redes pública e privada. "Quero dizer que vocês já deram o presente de Natal aos seus pais. Não existe melhor presente do que saber que seu filho superou milhares de outros trabalhos e está sendo premiado por isso", comemorou o diretor do jornal.

Novos rumos

Érica Pereira, de 34 anos, é aluna da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Colégio Estadual Rui Barbosa, de Morrinhos. Casou-se muito nova e dedicou grande parte da vida à criação dos filhos. Para isso, precisou abandonar os estudos. Retomou recentemente, com a intenção de concluir o segundo grau. Agora já faz planos para o ano que vem: pretende ingressar na faculdade. O sonho está bem próximo porque a aluna da rede pública venceu a categoria F do concurso e, assim como João Vitor, ganhou bolsa de estudos.

"É uma alegria muito grande, meus filhos estão orgulhosos de mim", disse Érica, com a medalha no peito e o certificado em mãos. "Para vencer o concurso eu usei a minha própria história. Fiz uma memória sobre o que passei quando tive dengue. Não desejo a ninguém, por isso minha motivação de orientar as pessoas para que se previnam", completou.

O coordenador geral do concurso, Enoel Júnior, destacou que alunos como a Érica e o João Vitor foram estimulados a participar graças ao trabalho de divulgação e incentivo, que teve apoio decisivo da Seduce. De acordo com ele, foram percorridos 15 mil quilômetros até que todas as 40 subsecretarias regionais foram visitadas e convidadas a participar. "Considero essa a maior edição que já realizamos. Os alunos se envolveram em todos os cantos do Estado, cobrando da sociedade o combate ao mosquito", celebrou.

Outro destaque da rede pública estadual foi o Colégio Estadual Laurentino Martins, de Goianésia, 1º colocado na categoria Vídeos. Essa modalidade dependeu da votação popular. De acordo com o diretor da unidade, Valdeci Martins, todos no município se mobilizaram para apoiar o projeto da escola. O resultado foram 71.744 votos. "O maior prêmio é a conscientização que um trabalho como esses promove. Também é importante para mostrar aos nossos alunos o quanto são capazes", disse.

A solenidade de encerramento do Goiás na Ponta do Lápis premiou 18 alunos, sendo os três melhores de cada categoria, e três escolas cujos vídeos somaram o maior número de votos pela Internet. Os prêmios foram: 12 notebooks, seis TVs de 24 polegadas, seis smartphones, três bolsas de estudo, um Datashow, uma TV de 43 polegadas e uma câmera fotográfica. Confira os premiados:

Vencedores gerais Goiás na Ponta do Lápis.pdf

Além de alunos, pais, professores, diretores e subsecretários, o evento de premiação contou com a presença de representantes da Seduce, do jornal Tribuna do Planalto, além de prefeitos e secretários de Educação municipais. A Secretaria de Estado da Saúde, que também é parceira, enviou como representante a superintendente de Vigilância em Saúde, Maria Cecília Brito.

Goiânia, 14 de dezembro de 2016.

Comunicação Setorial da Seduce