Alunas goianas vencem 5ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa

olimpiadasdelingua

Com três alunas goianas entre as campeãs, a "5ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro" chegou ao fim com cerimônia de premiação realizada em São Paulo na última terça-feira, 13/12. Entre as vencedoras está uma estudante da rede pública de ensino, Brenda de Souza Soares.

Brenda estuda no Centro de Educação de Jovens e Adultos Filostro Machado Carneiro, em Caldas Novas, e seu orientador foi o professor Aldenir Chagas Alves. A aluna foi premiada com o artigo de opinião "O Palco Caldas Country além dos shows e águas quentes". Ela seguiu os mesmos passos vitoriosos da irmã, Bianca Souza Soares, que venceu a categoria no ano de 2010. A medalha de ouro foi passada de irmã para irmã, feito inédito registrado pela organização do evento.

As demais goianas vencedoras foram Ana Leticia Penha Gonçalves, com o poema "Cidade de Ana", da Escola Municipal Manoel Gonçalves da Cruz, de Anápolis; e Mayara de Aleluia Pereira, autora da crônica "A flor que chegou primeiro", da Escola Municipal Antônio De Souza Lobo Sobrinho, de Vianópolis.

O tema do concurso deste ano foi "O lugar onde vivo", que propicia aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania. O certame foi marcado pela mobilização, articulação e o engajamento das comunidades escolares de todo o país.

A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país, do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Iniciativa é do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

Os números da participação são expressivos e mostram a abrangência da 5ª edição: 4.873 municípios aderidos, mais de 80 mil professores e cerca de 5 milhões de alunos inscritos. Os gêneros textuais foram: Poema, Memórias Literárias, Crônica e Artigo de Opinião.

No evento em São Paulo, os 20 alunos e professores vencedores, cinco por cada categoria de inscrição, foram anunciados campeões nacionais em uma cerimônia repleta de emoção. Estavam presentes os 152 professores e alunos finalistas, acompanhados por um familiar ou responsável, além do (a) diretor (a) da escola participante. A publicação que apresenta os 152 textos finalistas, 38 em cada gênero, pode ser conferida no site: www.escrevendoofuturo.org.br. Acesse para conhecer os textos.