2º dia de formação de tutores educacionais esclarece profissionais sobre ações e projetos previstos para o segundo semestre letivo

Encontro com tutores educacionais tratou das ações que estão sendo planejadas para uma possível volta das aulas presenciais na rede estadual de Educação, prevista para o mês de agosto

O segundo dia de formação para tutores educacionais da Rede Estadual de Educação, realizado nesta quinta-feira (17), teve como tema as ações que estão em pauta na Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc), em especial os projetos que envolvem a possível retomada das aulas híbridas e presenciais em agosto deste ano. O evento contou com a participação de superintendentes da Seduc, que comentaram sobre as ações pedagógicas previstas para o 2° semestre letivo.

Em agosto, por exemplo, deve ser realizado o projeto ‘Focos de atuação – Ações Pedagógicas’, que pretende definir prioridades com o objetivo de melhorar os indicadores de desempenho do Estado no ensino fundamental (5° e 9° ano) e ensino médio (3° série).

A ação prioriza a retomada do ensino híbrido nas unidades escolares, buscando definir as escolas prioritárias nas quais houve déficit no aprendizado dos estudantes; além da formação de professores e tutores para o modelo de ensino híbrido; a continuidade do circuito de gestão com definição de metas e o monitoramento.

Essa e as outras medidas planejadas pelas Seduc buscam, sobretudo, trabalhar o aprendizado do estudante a fim de recuperar o que não pôde ser contemplado no ano de 2020, devido a pandemia da Covid-19.

De acordo com a superintendente de Ensino Médio da Seduc, Osvany Gundim, após o período de férias será importante orientar os estudantes e prepará-los para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), reforçando as ações focadas nesta etapa de ensino. “Muitos estudantes não sabem ou não entendem do que se tratam os projetos e ações, por isso é importante insistir e orientá-los, já que essa é a nossa função”, afirmou a superintendente.

Além da superintendente de Ensino Médio da Seduc, Osvany Gundim, estiveram presentes neste segundo dia de encontro: a superintendente de Organização e Atendimento Educacional, Patrícia Coutinho; a Superintendente da Educação Infantil e Ensino Fundamental, Giselle Faria; a Superintendência de Modalidades e Temáticas Especiais, representada pelo Gerente de Programas e Projetos Intersetoriais e Socioeducação, Marcos Pedro, e pela Gerente de Educação do Campo, Indígena e Quilombola, Valéria Cavalcante; a Superintendente do Centro de Estudo, Pesquisa e Formação dos Profissionais da Educação, Rita de Cássia; e a Superintendência de Desporto Educacional, Arte e Educação.