Fase final dos Jogos Estudantis reúne três mil atletas em Anápolis

Disputa será realizada entre os dias 10 e 13 de agosto em Anápolis

A Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce) promove esta semana, entre os dias 10 e 13 de agosto, a grande Final dos Jogos Estudantis de Goiás. De quinta a domingo, estudantes atletas de todo o Estado estarão reunidos na cidade de Anápolis disputando medalhas em 13 modalidades esportivas, sendo nove individuais e quatro coletivas.

Os vencedores do campeonato serão os representantes de Goiás nos Jogos Escolares da Juventude 2017, que serão realizados em Curitiba (setembro) e Brasília (novembro).

Os Jogos Estudantis foram criados com o objetivo de mobilizar a juventude estudantil em torno do esporte e contribuir para a formação integral do aluno/atleta, motivando-o a aprimorar sua vivência esportiva, além de propiciar a descoberta de novos talentos e oportunizar a integração entre os participantes de diversos municípios e unidades escolares.

A competição, que teve início em março com as etapas Intermunicipal e Regional, envolveu mais de 27 mil estudantes, consagrando-se mais uma vez como a maior competição estudantil esportiva do Estado. A etapa Regional, que antecede a finalíssima, foi disputada nas cidades de Ceres, Jataí e Goianésia entre os meses de maio e junho deste ano.

Tocha olímpica

Anápolis, sede da etapa Final dos Jogos, receberá cerca de 3.200 estudantes durante os quatro dias de competição. Os jogos serão realizados em 13 diferentes ginásios e pontos esportivos da cidade, conforme cronograma elaborado pela Superintendência de Desporto Educacional da Seduce, responsável pela organização do evento.

A coordenadora regional de Educação, Cultura e Esporte de Anápolis, Sonja Maria Lacerda, destaca a importância da cidade sediar a competição. “Esse é um evento majestoso para a cidade. Estamos esperando em torno de 8 mil pessoas na solenidade de abertura”.

Durante toda a semana, acompanhados pelo mascote #AlegriaAlegria, centenas de estudantes participaram de corridas de revezamento com a tocha olímpica dos Jogos, passando em vários pontos da cidade com o intuito de mobilizar toda a comunidade e destacar os valores socioeducativos que contribuem para a formação cidadã de crianças e jovens.

Final

A etapa Final dos Jogos Estudantis conta com números grandiosos. Só na parte esportiva fazem parte 400 profissionais, que integram as equipes de organização administrativa e de arbitragem. Também estarão envolvidas diretamente outras dezenas de profissionais, entre eles professores/treinadores, médicos, servidores da administração da Seduce e ainda cerca de 110 alunos dos cursos de Educação Física e Enfermagem daUniEvangélica e da Faculdade Fibra, aproximadamente 1 mil pessoas para auxiliar todo o evento e, claro, 3.200 estudantes/atletas que participarão das disputas.

Abertura

A cerimônia de abertura da grande Final será realizada nesta quinta-feira, 10/08, às 19 horas, no Ginásio Internacional de Esportes Newton de Faria. A programação prevê desfile das equipes, apresentações de música e dança, sorteio de brindes, acendimento simbólico da Pira Olímpica e juramento dos atletas. Serão ainda sorteados brindes como bicicleta, materiais esportivos, skate, drone, entre outros.

Promovidos pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, os Jogos Estudantis incluem as seguintes modalidades individuais: Atletismo, Badminton, Ciclismo, Judô, Luta Olímpica, Natação, Tênis de Mesa, Vôlei de Praia e Xadrez. Basquetebol, Futsal, Handebol e Voleibol são as modalidades coletivas.

Os jogos serão disputados por homens e mulheres distribuídos nas categorias Juvenil (15 a 17 anos nascidos em 2000, 2001 e 2002) e Infanto-Juvenil (12 a 14 anos nascidos em 2003, 2004 e 2005).

Goiânia, 9 de agosto de 2017.

Comunicação Setorial da Seduce