Raquel Teixeira fala sobre empoderamento feminino em Itumbiara

Secretária destacou a importância da educação para a igualdade de gênero

Palestra abriu a programação do Mês da Mulher

A secretária de Educação, Cultura e Esporte, Raquel Teixeira, ministrou nesta quinta-feira, 01/03, a palestra “Empoderamento da Mulher” no Campus da Universidade Estadual de Goiás (UEG), em Itumbiara, no sul do Estado. A Palestra dá início às comemorações do Mês da Mulher na cidade.

O projeto é realizado em parceria com a Câmara Municipal de Itumbiara e, visando potencializar a conscientização sobre os direitos sociais e civis da mulher, teve como público-alvo mulheres de todos os segmentos da sociedade. De acordo com a secretária, o empoderamento feminino favorece a sociedade como um todo. “Falar de mulher é falar de sociedade”, explicou defendendo a igualdade dos gêneros.

“Só com a igualdade de direitos e a visão de mundo do homem e da mulher que teremos uma sociedade igual e tolerante e a educação da mulher tem um papel muito importante.”

A secretária trouxe para os mais de 300 presentes uma reflexão sobre as problemáticas femininas. A palestra começou com um breve histórico das lutas das mulheres nas sociedades modernas. As dificuldades no mercado trabalho, a revolução sexual das décadas de 1960 e 1970, a violência contra a mulher, a maternidade, a pouca representatividade feminina na política, a mulher na ciência e as novas pautas do movimento feminista foram destaque da noite.

Raquel Teixeira abordou a trajetória de mulheres de grande importância para a história mundial, como as escritoras Betty Friedan, Simone de Beauvoir e Chimamanda Ngozi. Também falou sobre a pesquisadora ganhadora de dois Prêmios Nobel (química em 1911 e física em 1903) Marie Curie e a filósofa Judith Butler. As experiências das brasileiras Nísia Floresta, Luiza Trajano, do Movimento Mulheres do Brasil, e da cientista goiana Celina Turchi foram destaques.

Com exemplos de iniciativas inovadoras de mulheres em prol da igualdade de gênero, Raquel Teixeira terminou a palestra comemorando os direitos já conquistados. “Estamos vivendo momentos muito polarizados, porém, por mais que ainda haja desigualdade, já tivemos avanços. As perguntas e as manifestações femininas mudaram e os avanços mostram uma mudança nas relações entre homens e mulheres”, comentou.

Os estudantes da cidade também participaram da discussão. Gabrielle Martins, de 10 anos, leu um texto de sua autoria que traz como tema o empoderamento da mulher em sua vida. As alunas do Colégio Instituto Francisco de Assis fecharam a noite com declamação de poemas de grandes escritoras brasileiras e uma apresentação musical.

Idealizadora do projeto e representante da mulher na Câmara Municipal de Itumbiara, a vereadora Noêmia Vieira dos Santos explicou que o projeto vai promover durante o mês de março discussões sobre políticas públicas em prol da mulher.

Além da vereadora, também estavam presentes no evento a coordenadora regional de educação de Itumbiara, Sandra de Bessa Arantes; o vice-prefeito de Itumbiara Rubens Augusto Nader; a secretária municipal de educação, Simone Pereira Borges Araújo; a presidente da Fundação de Solidariedade (Funsol) Maristela Gouveia; a presidente da Associação de Quilombolas Núbia Cristina e o presidente da Associação Cultural e Artística de Itumbiara (Acai) Márcio Cabral, entre outras autoridades.

A mulher na Seduce

A Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) é a que mais emprega mulheres no estado, sendo 35.927 servidoras, que representam 76,85% dos servidores da pasta. Este ano a pasta preparou para todo o mês de março uma programação diversificada destinada às servidoras e ao público em geral, em comemoração ao mês da mulher. A programação é gratuita e está disponível no site da Seduce.

[gallery ids="11171,11172,11173,11174,11175,11176,11177,11178,11179,11180,11181,11182,11183,11184,11185,11186,11187,11188,11189,11190,11191,11192"]