Goiânia recebe cursos oferecidos pelo Comitê Paralímpico Brasileiro

O Comitê Paralímpico Brasileiro está oferecendo cursos de habilitação e classificação funcional em Goiânia. As ações são parte da programação da Etapa Regional Centro-Leste do Circuito Loterias Caixa, que será realizada na capital goiana nos dias 13, 14 e 15 de abril. O evento tem o apoio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce).

Segundo cronograma, os cursos de Técnica Nível I em atletismo, natação e halterofilismo serão realizados de 15 a 18 de abril, ou seja, domingo a quarta-feira. Já de 11 a 14 de abril, serão ministrados os cursos de classificação em atletismo e natação. Também há cursos de arbitragem em natação e atletismo para os profissionais que atuarão na competição.

Estão disponíveis 12 vagas para cada modalidade nos cursos de classificação funcional, seis para fisioterapeutas e seis para educadores físicos. Já os cursos de habilitação técnica nível I oferecem 50 vagas para atletismo e natação; e 20 vagas para halterofilismo. É pré-requisito ser educador físico graduado ou aluno do último ano do curso de Educação Física.

Os cursos são gratuitos e oferecem certificado de participação. Interessados devem se inscrever através da aba de educação paralímpica no site do Comitê Paralímpico. A certificação permite aos participantes dos cursos atuarem como treinadores nas modalidades do nível I. Participantes dos cursos de classificação poderão atuar como classificadores funcionais do Comitê Paralímpico nos eventos oficiais e fazer cursos internacionais de classificação.

Circuito Loterias Caixa

O Circuito Loterias Caixa vai reunir representantes de seis estados que disputarão quatro modalidades: natação, atletismo, esgrima e halterofilismo. Mais de 50 atletas goianos devem participar do Circuito Loterias Caixa em Goiânia. A maior parte deles é beneficiada direta ou indiretamente por programas de incentivo ao esporte do Governo de Goiás, por meio da Seduce, como o Pró-Atleta e o Pró-Esporte.

As provas de atletismo, esgrima e halterofilismo serão realizadas no Centro de Excelência do Esporte. Já a natação ocorrerá no Clube Antônio Ferreira Pacheco. São esperados cerca de 700 atletas para a regional Centro-Leste. Esta etapa é eliminatória para a fase nacional que, por sua vez, classifica os brasileiros para competições internacionais.

Mais informações no site do Comitê Paralímpico