Acervos de museus goianos serão expostos em Buenos Aires

Inciativa conta com patrocínio do Fundo de Arte e Cultura

Entre os dias 26 de abril e 2 de junho, diversos nomes importantes das artes visuais do Brasil poderão ser vistos no Centro Cultural Rector Ricardo Rojas, em Buenos Aires. A exposição, intitulada Entre acervos – uma experiência transregional, reúne trabalhos que compõem o patrimônio artístico dos museus de Arte Contemporânea de Goiás (MAC), de Arte de Goiânia (MAGA), de Artes Plásticas de Anápolis (Mapa), e de Arte Contemporânea de Jataí. Com curadoria e produção de Paulo Henrique Silva e patrocínio do Fundo de Arte e Cultura, da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), a mostra visa o intercâmbio cultural entre Brasil e Argentina e demais países latino-americanos.

A apresentação de Entre acervos está organizada em dois momentos - um na capital argentina e outro em Belo Horizonte, no Palácio das Artes, entre julho e outubro – com o objetivo de ampliar a divulgação e valorizar as produções que estão sob a guarda dos principais museus goianos. Para a mostra nas salas da galeria do Centro Cultural Rector Ricardo Rojas, unidade vinculada à Universidade de Buenos Aires, o produtor e curador escolheu vídeos e fotografias das coleções das quatro instituições goianas. Paulo Henrique Silva explica que o corpo é a fonte da concepção curatorial do projeto e, em todos os trabalhos o seu uso ou situações e vestígios que remetem a essa temática são observados.

O curador destaca que, mais que a representação figural do corpo, as obras o colocam em evidência como suportes para experimentos de diferentes linguagens midiáticas, utilizando-os para questionar seu lugar em uma sociedade contemporânea e multicultural. Outro princípio que reafirma o conceito curatorial da exposição é a aglutinação de trabalhos que enfatizam narrativas que problematizam questões da cultura iconográfica do corpo a partir de apontamentos como o corpo do artista na posição de objeto de arte, e os discursos artístico e político gerados a partir daí. “O corpo se apresenta como um produtor de sentidos simbólicos na junção entre o artista que atua e o objeto de arte resultante da ação”, analisa Paulo Henrique Silva.

Bate-papo

Na quarta-feira, 25, dia anterior ao lançamento da mostra, acontece um bate-papo com Dalton Paula e Helô Sanvoy, com mediação do curador e pesquisador paulista Márcio Harum. O tema da conversa é a trajetória profissional dos dois artistas goianos que participam da exposição Entre acervos – uma experiência transregional.

Acervos e trajetórias construídos juntos

O recorte de obras pertencentes aos museus de artes visuais do estado de Goiás apresentado na mostra revela a construção de acervos constituídos a partir de obras locais e de diversas outras regiões do país. “A mostra visa colaborar para colocar os acervos em contato com o seu tempo, torná-los veiculadores de conhecimento e referenciais da identidade de um povo, de uma nação”, afirma seu produtor e curador.

A realização de uma mostra curada a partir de obras pertencentes a instituições públicas, a divulgação e a circulação em âmbito internacional de bens culturais são fatores que contribuem para o reconhecimento e fortalecimento dos acervos de arte contemporânea que se encontram fora dos grandes centros, acrescenta.

Para todo o público a exposição vai levar temáticas com rico repertório cultural tanto das dinâmicas do mundo contemporâneo quanto de elementos regionais. Os trabalhos também têm grande qualidade estética, com apelo conceitual. “A proposta, portanto, é discutir as relações estabelecidas entre a construção das trajetórias dos artistas simultaneamente e paralelamente aos dos acervos institucionais”, destaca Paulo Henrique Silva.