Abertas as inscrições para o Prêmio Professores do Brasil 2018

Iniciativa visa reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de professores de escolas públicas

O Prêmio Professores do Brasil 2018 está em sua 11ª edição e convida a todos os professores de escolas públicas da Educação Básica a se inscreverem enviando um relato de prática pedagógica desenvolvida com seus alunos. As inscrições podem ser feitas pelo site http://premioprofessoresdobrasil.mec.gov.br/ até dia 28 de maio.

O relato será avaliado e poderá ser selecionado para uma premiação estadual, regional e nacional. Este ano terá seis categorias, sendo elas creche, pré-escola, ciclo de alfabetização do 1º ao 3º ano, Ensino Fundamental do 4º e 5º ano, Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano e Ensino Médio.

O prêmio é uma iniciativa do Ministério da Educação, juntamente com instituições parceiras, que busca reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de professores de escolas públicas que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula. Além de participar do processo de premiação, os professores desenvolvem um exercício de reflexão sobre a própria prática.

Objetivos de prêmio

• Reconhecer o trabalho dos professores das redes públicas que, no exercício da atividade docente, contribuem de forma relevante para a qualidade da Educação Básica no Brasil
  • Valorizar o papel dos professores como agentes fundamentais no processo formativo das novas gerações
  • Dar visibilidade às experiências pedagógicas conduzidas pelos professores, consideradas exitosas e que sejam passíveis de adoção por outros professores e pelos sistemas de ensino
  • Estimular a participação dos professores como sujeitos ativos na implementação do Plano Nacional de Educação e da Base Nacional Comum Curricular
  • Oferecer uma reflexão sobre a prática pedagógica e orientar a sistematização de experiências educacionais

Prêmio

• Premiação regional: R$ 7 mil, troféu para o vencedor de cada categoria na região geográfica do país e viagem oferecida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
  • Premiação estadual: Certificado para os três primeiros colocados em cada categoria por UF e troféu para o vencedor de cada categoria na UF.
  • Premiação nacional: R$ 5 mil adicionais e troféu para o vencedor de cada categoria.
  • Premiação temática especial:

Temática: O esporte como estratégia de aprendizagem

- Serão premiados até cinco professores.

- Um vale de R$ 5 mil para a escola de cada professor vencedor e visita promovida pelo Impulsiona (impulsional.org.br) ao Núcleo de Alto Rendimento Esportivo de São Paulo – NARSP, custeado pelo Instituto Península.

Temática Uso de Tecnologias de Informação e Comunicação no processo de inovação educacional

- Serão premiados até três professores sendo um professor das séries iniciais do Ensino Fundamental, um professor das séries finais do Ensino Fundamental e um professor do Ensino Médio.

- Premiação: R$ 5 mil a cada um, doados pelo Centro de Inovação para a Educação Brasileira – CIEB

Temática: Boas práticas no uso de Linguagem de Mídia para as diferentes Áreas de Conhecimento no Ensino Fundamental e no Ensino Médio

- Serão premiados até cinco professores, dentre os inscritos nas categorias de Ensino Fundamental e Médio.

- Premiação: R$ 5 mil e participação no programa da TV Escola “Professor Presente”.

Temática Práticas inovadoras de educação científica

- Será premiado um professor do Ensino Médio da área de Ciências Naturais (Física, Química e Biologia) ou Matemática.

- Premiação: Viagem educativa para Londres, na Inglaterra, em janeiro de 2019, com as despesas pagas pela Shell Brasil. O roteiro da viagem inclui: atividades interativas, palestras e visitas a museus, escolas e universidades, juntamente com os vencedores do Prêmio Shell de Educação Científica.

Temática: Educação Empreendedora

- Serão premiados até seis professores, preferencialmente um de cada categoria.

- Premiação: Participação em missão nacional para conhecer uma experiência inovadora de Educação Empreendedora, promovida pelo Sebrae.

Goiânia, 04 de maio de 2018.

Comunicação Setorial da Seduce