Jogos Estudantis de 2018 mobilizam 40 mil alunos goianos - Etapa Regional começa nesta quinta em Itaberaí

-De 10 a 13 de maio as equipes de Inhumas, Goiás, Anápolis, Goiânia, Palmeiras, São Luís de Montes Belos e Trindade participam das disputas Itaberaí

-De acordo com o superintendente de Desporto Educacional, Maurício Roriz, essa fase da competição vai contar com a participação de mais de 6 mil alunos, entre 12 e 17 anos

-Os Jogos Estudantis têm como objetivo fomentar a prática do esporte escolar com fins educativos, possibilitando a identificação de talentos desportivos nas escolas

-Vencedores participam dos jogos nacionais em Natal em novembro

Coordenados pelo Superintendência de Desporto Educacional da Seduce, os Jogos Estudantis 2018 entram na etapa regional nesta quinta-feira, 10/5, no Pólo de Itaberaí. Até dia 13 de maio as equipes de Inhumas, Goiás, Anápolis, Goiânia, Palmeiras, São Luís de Montes Belos e Trindade participam das disputas.

A competição é dividida em quatro fases, municipal, intermunicipal, regional e estadual e envolve mais de 40 mil alunos/atletas em todo o estado. As duas primeiras etapas já foram realizadas, classificando os maiores destaques nas modalidades coletivas (vôlei, basquete, handebol e futsal).

De acordo com o superintendente Maurício Roriz essa fase da competição vai contar com a participação de mais de 6 mil alunos, entre 12 e 17 anos, matriculados na rede pública estadual de ensino. Até o final de junho serão realizadas competições em cinco polos regionais : Itaberaí, Ceres, Campos Belos, Iporá e Itumbiara.

Nas fases municipal e intermunicipal já foram classificados os maiores destaques das modalidades individuais (atletismo, badminton, ciclismo, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa e xadrez). Mas esses atletas já seguem direto para a fase final da competição, a etapa Estadual, que será realizada em Jataí, entre os dias 22 e 26 agosto.

Em Goiás

Realizados pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), os Jogos Estudantis têm como objetivo fomentar a prática do esporte escolar com fins educativos, possibilitando a identificação de talentos desportivos nas escolas. De acordo com o superintendente Maurício Roriz,  também buscam desenvolver o intercâmbio sociocultural e desportivo entre os participantes, contribuindo com o desenvolvimento integral do aluno/atleta, estimulando-os ao pleno exercício da cidadania através do esporte, além de desenvolverem uma ação inclusiva, oferecendo oportunidade de acesso à prática do esporte escolar. Ao todo, a competição envolve os 246 municípios goianos.

Confira a agenda de cada polo de Goiás:

Polo sede: Itaberaí

De 10 a 13 de maio. Contempla as equipes classificadas das regionais de Inhumas, Goiás, Anápolis, Metropolitana, Palmeiras, São Luís de Montes Belos e Trindade.

Polo sede: Ceres

De 17 a 20 de maio. Equipes das Creces de Itapuranga, Goianésia, Itapaci, Minaçu, Porangatu, Rubiataba, São Miguel do Araguaia e Uruaçu.

Polo sede: Campos Belos

De 24 a 27 de maio. Equipes das Creces de Formosa, Águas Lindas, Luziânia, Novo Gama, Planaltina e Posse.

Polo sede: Iporá

De 7 a 10 de junho. Equipes de Piranhas, Mineiros, Jataí, Quirinópolis, Rio Verde, Santa Helena de Goiás e Jussara.

Polo sede: Itumbiara

De 21 a 24 de junho. Equipes de Catalão, Goiatuba, Morrinhos, Piracanjuba, Pires do Rio, Silvânia e Aparecida de Goiânia.

Finais Nacionais

Os melhores colocados nos Jogos Estudantis 2018 de Goiás se classificam para a maior competição estudantil do Brasil, os Jogos Escolares da Juventude, que serão disputados em novo formato em 2018. O Comitê Olímpico do Brasil (COB) definiu que as etapas regionais da disputa nacional , destinadas a classificar as modalidades coletivas, com 1.100 atletas, serão realizadas nas cidades de Natal (RN), Manaus (AM) e Joinville (SC). Nelas serão definidos os classificados do basquete, futsal, handebol e vôlei. A primeira será realizada na capital do Rio Grande do Norte, de 12 a 16 de setembro. Manaus (AM) receberá  as disputas entre 19 e 23 de setembro e Joinville (SC) será a sede entre 26 e 30 de setembro.

De acordo com o COB, Natal também sediará a etapa nacional entre 12 e 25 de novembro e terá 14 modalidades: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia (apenas na categoria 15 a 17 anos), xadrez e wrestling. Ao final serão mais de seis mil atletas das duas categorias etárias, 12 a 14 e 15 a 17 anos.

[gallery link="file" ids="13185,13176,13000,13177,13178,13179,13180,13181,13182,13183,13186,13187,13191,13192,13198,13196,13197,13195,13200,13201"]

Goiânia, 9 de maio de 2018.

Comunicação Setorial da Seduce