Acervos de museus goianos em exposição na capital mineira

Com trabalhos de trinta artistas brasileiros, mostra de artes visuais busca contribuir para o diálogo entre os patrimônios artísticos

Diversos nomes das artes visuais do Brasil podem ser vistos até o dia 7 de outubro na exposição Entre acervos – uma experiência transregional, em cartaz na Grande Galeria do Palácio das Artes, em Belo Horizonte. E, no dia 5, às 19 horas, haverá um bate-papo com os artistas goianos Selma Parreira e Dalton Paula e o mineiro Daniel Moreira como parte das ações preparadas para o encerramento da mostra.  A roda de conversa será na Sala Juvenal Dias e conta com mediação do crítico e curador Marcio Harum.

O objetivo da ação educativa, explica o curador e produtor da mostra, Paulo Henrique, é aproximar público e artistas. Os goianos Selma Parreira e Dalton Paula, e o mineiro Daniel Moreira, além de falar sobre suas trajetórias profissionais, vão apresentar suas produções a partir de suas pesquisas, pensamentos e emoções que os motivam.

A exposição reúne trabalhos que compõem o patrimônio artístico dos museus de Artes Plásticas de Anápolis (Mapa), de Arte Contemporânea de Goiás (MAC), de Arte de Goiânia (MAG), e de Arte Contemporânea de Jataí. É composta por obras em diversas plataformas, com trabalhos em instalação, escultura, objeto, desenho, gravura, fotografia, vídeoperformance, fotoperformance e performance. A mostra tem curadoria e produção do artista visual, gestor e consultor Paulo Henrique Silva, e patrocínio do Fundo de Arte e Cultura, da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce).

Estabelecendo um intercâmbio cultural do centro geográfico do país com a região sudeste, a exposição transmite uma parte da história recente da arte contemporânea de Goiás e Minas Gerais, e trata de temáticas com rico repertório cultural – tanto das dinâmicas artísticas do mundo contemporâneo quanto de elementos regionais. Segundo o curador, Paulo Henrique, os trabalhos da mostra tem qualidade estética, e propõem discutir as relações estabelecidas entre as trajetórias dos artistas e a dos acervos institucionais.

O conjunto de obras das coleções públicas do Estado de Goiás que fazem parte da exposição Entre Acervos são dos artistas paulistas Carolina Paez, Ellen Braga, Flávio Serqueira, Marcela Timboni e Marcio Pannunzio; os mineiros Carolina Mazzini e Paulo Nazareth; os goianos Anahy Jorge, Dalton Paula, Divino Sobral, Edney Antunes, Helô Sanvoy, Luiz Mauro, Paul Setúbal, Selma Parreira e Valdson Ramos; os cearenses Murilo Maia e Yuri Firmeza; os fluminenses Rachel Korman e Luiz César Monken; os brasilienses Marcio H. Mota e Virgílio Neto; o pernambucano Carlos Melo, a paraense Danielle Fonseca e a gaúcha Mônica Spohn.

Para a edição apresentada em Belo Horizonte – a outra aconteceu em Buenos Aires - somam ao conjunto de obras os trabalhos dos artistas mineiros Assis Horta, Daniel Moreira, Domingos Mazzilli, Miguel Gontijo, Pedro Moraleida e Roberto Vieira. A partir desta mostra, uma obra de cada artista mineiro passa a integrar o Acervo de Artes Visuais do Palácio das Artes. Na capital argentina ficou aberta à visitação entre o final de abril e o início de junho deste ano, no Centro Cultural Rector Ricardo Rojas, unidade da Universidade de Buenos Aires.

[gallery ids="16370,16371,16372"]