Alunos de escola estadual em Anápolis publicam livro e participam de tarde de autógrafos

Foi a partir da iniciativa da professora Karen Fernandes que surgiu a ideia de elaborar o livro ‘Nossos Versos… Nossas Prosas’, obra lançada nesta terça-feira (11/6) por alunos e professores do Centro de Ensino em Período Integral (CEPI) Padre Trindade, em Anápolis. O lançamento contou com apresentação da banda marcial Fernando Tinoco seguida por tarde de autógrafos com os alunos/autores.

A cerimônia foi prestigiada também por diversos pais e responsáveis pelos estudantes, autoridades políticas, pelo coordenador regional de Educação de Anápolis, Luciano Almeida, representando a secretária estadual de Educação, Fátima Gavioli, e de integrantes da diretoria do Rotary Clube Anápolis Oeste, parceiro da escola na publicação do livro.

A professora Karen Fernandes, coordenadora do Núcleo Diversificado na instituição de ensino, conta que soube do projeto ‘Captando Talentos’, do Rotary Clube, através de sua mãe, a escritora e poetisa Natalina Fernandes da Cunha, que também é fundadora e presidente da Academia de Letras de Anápolis. “Falei com ela sobre o nosso interesse e ela prontamente se colocou à disposição para ministrar as oficinas”, explica Karen.

Talentos literários
Ao todo foram quatro oficinas de leitura e produção escrita, conforme destaca a escritora Natalina Fernandes. Segundo ela, esta é a quinta edição do projeto ‘Captando Talentos’, do Rotary Anápolis. Natalina elogiou o talento e a criatividade dos estudantes e a dedicação dos professores na execução do projeto.

Durante a cerimônia de lançamento, a escritora fez questão de salientar a importância da leitura na formação dos alunos. “A poesia é o alimento de nossa alma; em todos os tempos, a arte transforma vidas. Quem lê é capaz de enxergar o mundo de outra forma e hoje, mais do que nunca, isso é imprescindível”, disse ela.

O diretor do Cepi Padre Trindade, Cléver Marcelo, frisou que o resultado do projeto extrapola a publicação do livro. “Daqui a 15 ou 20 anos, cada um de vocês que participou dessa obra com um poema ou texto em prosa vai se lembrar desse momento e sentir orgulho. Ações práticas como essa tornam a escola pública mais atrativa e serve como um estímulo para que os estudantes tenham mais interesse pelos estudos”. Por fim, Cléver agradeceu o apoio e a parceria do Rotary, responsável não só pelas oficinas como também pela publicação do livro.

Prosa e Verso
O livro ‘Nossos Versos… Nossas Prosas’ tem tiragem de 320 exemplares e é uma coletânea de textos produzidos por 45 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental dentro da eletiva de Iniciação Científica, ministrada pela professora Rossana Elias dos Santos. Além dos textos em prosa e verso, os alunos também foram responsáveis por todas as ilustrações, incluindo a capa.