Em Orizona, Caiado entrega chromebooks aos alunos e destaca investimentos de R$ 1,2 milhões na educação do município

Ronaldo Caiado participou das comemorações dos 171 anos da cidade e da inauguração do Complexo Esportivo de Tênis, ao lado do estádio de futebol

Durante a cerimônia de inauguração do Complexo Esportivo de Tênis na cidade de Orizona, nesta quarta-feira (15/09), dentro das comemorações dos 171 anos do município, o governador Ronaldo Caiado destacou os investimentos feitos na área da educação no município e aproveitou para fazer a entrega de 175 chromebooks aos alunos do 3º ano do Ensino Médio.

O aluno Lucas Gregório e a aluna Geovana Diniz receberam os 175 computadores em nome dos demais colegas. Para a Coordenação Regional de Educação (CRE) de Pires do Rio foram destinados 697 chromebooks.

De 2019 até agora, o Governo de Goiás investiu nas escolas estaduais do município a soma de R$ 1.268.466,26. Em sua fala, Ronaldo Caiado ressaltou que quando um governo trabalha com seriedade, honestidade e transparência, o dinheiro do contribuinte aparece.

Além dos investimentos em reformas e ampliações das unidades educacionais, construção de quadras esportivas, implantação de laboratórios de Ciências e de Informática, distribuição de tênis, uniformes e kits de material escolar, o governador lembrou também a destinação de recursos por meio dos programas Equipar e Conectar. “Sem contar a folha de pagamento e o reajuste que concedemos aos servidores”, salientou.

“Se o Estado tinha que destinar 25% de seu orçamento para a Educação, fico me perguntando para onde ia esse dinheiro, já que as escolas estavam sucateadas e abandonadas”, questionou o governador.

Ao entregar os chromebooks aos alunos, Ronaldo Caiado fez questão de salientar que está promovendo uma revolução no ensino público. Sua afirmação se baseia no fato de que Goiás é hoje o único Estado brasileiro a investir tanto em educação, oportunizando aos jovens o acesso a uma série de incentivos e benefícios para alcançarem uma boa formação.

Plataforma da Google

“O que estamos ofertando às nossas crianças é um computador que, ao mesmo tempo, funciona como tablet. É o que há de melhor em tecnologia e é o que a Google apresenta de melhor, especialmente em sua plataforma de educação. É uma infinidade de conteúdos que vocês poderão ter acesso a partir de agora”, acrescentou Caiado.

O governador também deu um recado aos alunos presentes. “Agora não tem mais desculpas para não estudar. Vocês precisam ter em mente de que só existe uma saída para se crescer profissionalmente e essa saída é o estudo”, completou.

A mãe da estudante Rafaela Vasconcelos Oliveira, de 17 anos, Janaína Vasconcelos Reis não escondia a sua satisfação em saber que a filha seria uma das comtempladas com o Chromebook. Rafaela é aluna do 3º ano no curso técnico em Agropecuária da Escola Família Agrícola (EFAORI) de Orizona.

Janaína também elogiou a distribuição de uniformes, tênis e material escolar pelo Governo de Goiás. Ela acredita que, com isso, a família conseguiu fazer uma economia na casa dos R$ 600,00. Rafaela não tem notebook nem computador em casa e só tem acesso a esses equipamentos na escola.

“O Chromebook vai fazer uma grande diferença para mim, porque poderei ter mais tempo para fazer as pesquisas para elaborar meu trabalho de conclusão de curso”, comentou a adolescente.

Lucas Tavares da Costa, 19 anos, também não tem computador em casa e ficou extremamente feliz em receber o equipamento. Ele revelou que estudava pelo celular, mas que agora será muito mais fácil acompanhar as aulas online e realizar suas pesquisas.

Pollyane Alves Gomes, 17 anos, até tem um notebook, mas, segundo ela, o equipamento é antigo e sempre apresenta problemas. Por isso, o Chromebook distribuído pelo governo estadual será de grande auxílio na conclusão do Ensino Médio e na preparação para o curso técnico profissionalizante em Prótese Dentária, que ela pretende cursar em Goiânia a partir de 2022.

“Meu grande sonho mesmo é o curso de História, mas minha família não tem condições de me manter, porque não tem aqui na minha cidade. Então, decidi fazer o curso técnico e começar a trabalhar logo. Assim que me organizar, eu faço o Enem para entrar na Faculdade de História”, explicou Pollyane.

Autoridades presentes

Estavam presentes na inauguração do Complexo Esportivo de Tênis de Orizona os deputados federais Delegado Valdir e José Nelto; deputado estadual Max Menezes; ex-deputados federais Chico Tomazini, Pedro Chaves e Daniel Vilela; prefeito de Orizona, Felipe Dias; presidente da Câmara Municipal da cidade, Roseli Mesquita; secretária municipal de Educação de Orizona, Maria das Graças; coordenadora regional de Educação de Pires do Rio, Joana D’Arc Correia Pereira.

E ainda os prefeitos Gilmar Pereira (São Miguel do Passa Quatro), Ângelo da Paz (Santa Cruz de Goiás) e Samuel Cotrin (Vianópolis), além da prefeita de Pires do Rio, Cida Tomazini.

Plano Estadual de Educação
Essa ação atende a meta 21 do Plano Estadual de Educação (PEE)