Aluna da rede estadual de Campos Belos é uma das representantes de Goiás no programa Parlamento Jovem Brasileiro

Durante esta semana, Rackel Silva Resende está em Brasília, onde experimenta, na prática, a rotina da Câmara dos Deputados

Primeira colocada no programa Jovem Senador do ano passado, a estudante Rackel Silva Resende retornou a Brasília esta semana para participar das atividades do programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), promovido pela Câmara dos Deputados.

Rackel

cursa o Ensino Médio no Cepi (Centro de Ensino em Período Integral) Polivalente

Professora Antusa, em Campos Belos de Goiás, e está representando Goiás ao lado

de outros dois estudantes da rede pública estadual: Alessandro de Jesus Sousa,

do Colégio Estadual Desembargador Hamilton de Barros Velasco; de Palminópolis;

e Kamila Duarte Medeiros, do Colégio Estadual Coronel Achiles de Pina; de Anápolis.

Pelo

regulamento do PJB, Goiás tem direito a três vagas no programa, criado para dar

aos jovens brasileiros a oportunidade de vivenciarem, na prática, o cotidiano

dos deputados federais, elaborando projetos de lei e participando dos debates

na tribuna da Câmara dos Deputados.

Os

três estudantes estão em Brasília desde o dia 23 e permanecerão por lá até

amanhã, 27. Eles fazem parte de um grupo de 78 jovens selecionados como

representantes de todos os estados brasileiros. Em 2018, Rackel foi a grande vencedora

do programa Jovem Senador, com a redação "A Democracia Ganha Asas",

sob a orientação da professora Andra Martins Ribeiro.

Respeito à diversidade

Na

opinião da estudante, participar e vencer concursos de redação como esses representa

“uma oportunidade única de passar adiante a mensagem da importância da educação

e de melhorar a vida de outras pessoas”. Rackel conta que um de seus objetivos

no PJB foi propor aos deputados federais ideias que, ao serem colocadas em

prática, poderiam beneficiar a sociedade.

O projeto de lei apresentado pela estudante goiana propõe a inclusão do princípio do respeito à diversidade no ambiente escolar. O texto, transformado em projeto de lei, foi aprovado por várias comissões e encaminhado ao Plenário da Casa, onde aguarda abertura de prazo para emendas.
De acordo com a proposta da estudante, o tema “diversidade” inclui características humanas como os ritmos de aprendizagem, os projetos de vida, as crenças e valores, as práticas religiosas, as diferenças étnico-raciais e de orientação sexual e a identidade de gênero.
Rackel elogia iniciativas como as do Jovem Senador e do Parlamento Jovem Brasileiro que, segundo ela, são importantes para mudar a percepção sobre a política por parte da sociedade, que tem o descrédito com as instituições e atores políticos como sua pior consequência.

Conheça também a história de Alessandro de Jesus Sousa, outro estudante da rede estadual de ensino selecionado no PJB de 2019 no link https://tinyurl.com/yy8fbayn