Alunos de Iporá embarcam para Olimpíada Matemática Sem Fronteiras na China

Competição será realizada entre os dias 21 e 25 de novembro, em Pequim, na China

Quatro estudantes do Centro de

Ensino em Período Integral (Cepi) Osório Raimundo de Lima, em Iporá, embarcaram

hoje (19/11) para Pequim, na China, onde participarão da etapa internacional da

Olimpíada Matemática Sem

Fronteiras, que será realizada entre os dias 21 e 25 de novembro. Compõem o grupo os alunos do 9º

ano do Ensino Fundamental Juliana Castilho Noleto, Eduardo Mendes Souza, Marco

Antônio Rodrigues Ribeiro e Otávio Azevedo Alves.

Antes de partirem, eles

estiveram na Secretaria de Estado da Educação (Seduc), onde receberam votos de

boa viagem da secretária Fátima Gavioli, que, na ocasião, agradeceu aos alunos

por representarem Goiás e a rede estadual de ensino na competição.

A secretária desejou que os

estudantes aproveitem ao máximo a experiência e que ela seja suficientemente prazerosa,

a ponto de ser guardada “na memória afetiva” de cada um. Salientou, ainda, que “só

de estarem indo para a competição já é uma coisa muito boa”, reforçando o

empenho do Governo de Goiás em adquirir as passagens para que os quatro alunos,

além da professora de Matemática, Daniela Cristina Sousa Marques, e a coordenadora

da área de exatas da escola, Klébia Dias Soares Machado, pudessem viajar para a

etapa internacional da competição.

Apoio

No final de outubro, por iniciativa do governador Ronaldo Caiado, a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) conseguiu viabilizar os recursos necessários para a compra dos bilhetes. Outras despesas, como hospedagem e gastos com documentação, foram custeadas por parceiros das iniciativas pública e privada mobilizados pela escola. “Surgiram muitos obstáculos na organização da viagem, mas com o trabalho em equipe entre Seduc, Coordenação Regional de Educação e escola, todos foram superados", destacou a coordenadora Regional de Educação de Iporá, Regiane Cândido. Para ela, a viagem é realização de um sonho, sobretudo porque os alunos sempre estudaram em escola pública. “Eles estão conseguindo destaque pelos estudos. São um exemplo para outros estudantes”, frisou.

Conquista

O grupo de estudantes conquistou

em maio a medalha de ouro nas fases estadual e nacional da Olimpíada, garantindo

vaga entre os representantes da delegação brasileira, formada também por

estudantes de outros estados.

Para alcançar o êxito, os alunos

tiveram de responder conjuntamente a uma prova elaborada pelos organizadores da

competição. “Foi difícil demais. Houve algumas questões que depois de fazer

tive de ficar quieto um tempo, porque estava me dando dor de cabeça”, relata o aluno

Otávio Azevedo Alves, de 14 anos, que já tem experiência em competições na área

de Informática e Matemática – ganhou, em junho, a medalha de ouro na modalidade

teórica da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR).

Na etapa internacional da

Olimpíada Sem Fronteiras, os alunos farão três tipos de prova, que serão

aplicadas no dia 22 de novembro: uma individual, uma em dupla e uma terceira envolvendo

os quatro estudantes.

Expectativa e ansiedade

Os alunos e professoras de Iporá partiram para a primeira viagem aérea e internacional. No embarque, no Aeroporto Internacional Santa Genoveva, em Goiânia, um misto de ansiedade e expectativa tomou conta dos competidores e familiares.

Na despedida, a mãe de Otávio

Alves, Adriana Maria Azevedo, não escondia o orgulho, que se misturava a

agradecimento e torcida. “Acredito que não vai ser fácil, mas só de estarem

indo é uma vitória”, afirmou ela, que é técnica em Enfermagem e mãe de outros

dois filhos, os quais diz sempre incentivar nos estudos. “Vim de uma cidade do

interior e, para mim, era muito difícil fazer um curso superior, por isso fiz

um curso técnico e insisto para que meus filhos persistam e façam faculdade”,

declarou.

A costureira Saula Soares da Silva, mãe da aluna Juliana Castilho Noleto, aproveitou a oportunidade para agradecer às escolas, todas públicas, pelas quais sua filha passou ao longo dos anos. Juliana, que pretende estudar Medicina para ser cardiologista, reforçou o reconhecimento. “Os professores cobraram e incentivaram muito a gente para que tivéssemos um bom desempenho. Então, minha expectativa é alta. É uma oportunidade única, e a gente só espera que, a partir dela, venham outras”, disse.

Sandra Souza da Silva Cardoso, que acompanhava o filho Eduardo Souza, procurava controlar a expectativa pela viagem do adolescente repassando energia positiva para o grupo. “A gente acredita muito no potencial deles, mas não quero que se preocupem com a medalha. Só de chegarem onde estão já é uma grande conquista para nossa cidade e o Estado”, ressaltou.

Preparação

A professora de Matemática da escola, Daniela Cristina Matos, e a coordenadora da área de exatas, Klébia Dias Soares Machado, foram peças importantes na conquista dos estudantes. Além de estarem sempre atentas às datas das competições para inscreverem os alunos, elas buscam prepará-los durante as aulas e nas atividades extracurriculares, com dinâmicas adequadas ao perfil de cada aluno. “Para esta etapa da Olimpíada Sem Fronteiras, fizemos um treinamento especial, pegando provas para resolução das edições de 2017 e 2018 da competição”, explicou Daniela.

Fotos: Recepção dos alunos do Cepi Osório Raimundo de Lima, na Seduc, e preparação para embarque dos estudantes, no Aeroporto Internacional Santa Genoveva