Tags:, , , ,

Representantes de Goiás são destaque nas disputas de Taekwondo durante Jogos Escolares Brasileiros

esporte
6 de novembro de 2021

Dentre os sete estudantes goianos na competição, dois foram medalhistas. Rafael Uchôa e Geovana Divina da Paixão, ambos alunos do Colégio Estadual São Geraldo, ficaram com o ouro e com a prata em suas categorias

Depois do ouro na disputa do Taekwondo masculino, foi a vez do Taekwondo feminino brilhar nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2021. Após confronto contra a atleta do Amapá, a estudante Geovana Divina da Paixão, de 13 anos, ficou com a prata na categoria 44kg.

Primeira colocada nos Jogos Estudantis de Goiás e faixa laranja no esporte, a jovem mais uma estudante do Colégio Estadual São Geraldo, de Goianira, a se destacar na edição nacional dos jogos escolares. Na última segunda-feira (1º), Rafael Uchôa, que também é aluno da escola, ficou com o ouro no Taekwondo masculino – categoria 53 kg.

Por trás dos bons resultados está o técnico e ex-atleta do Taekwondo, Francisco de Assis Magalhães de Sá Júnior. Conselheiro tutelar do município de Goianira, o treinador conta que o esporte começou a ser ofertado aos estudantes como parte do projeto Pequeno Samurai, desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Goianira.

Ao todo, cerca de 15 estudantes participam do projeto no município. Três deles são alunos da rede estadual e participaram desta edição dos Jogos Escolares Brasileiros: Geovana Divina, Rafael Uchôa e Gabriel da Rocha Silva, que terminou em 5º lugar na categoria masculino -61kg.

Estreante nos JEBs, Francisco de Assis parece não se contentar com o ouro e com a prata e deseja ver os alunos entre os grandes nomes do Taekwondo do Brasil. “Fiquei muito feliz com a prata, mas perdemos o ouro por pouco. Agora é trabalhar para ela (Geovana) ter uma melhor performance e chegar à seleção brasileira juvenil”, sonha o técnico.

Confira a lista de estudantes da rede estadual de Goiás que competiram no Taewkondo:

Masculino

Masculino (-37Kg) – Marcos Antônio Júnior Rodrigues de Lima – E.E. Profª. Judith Florestina Dias

Masculino (-45Kg) – João Victor Mendes Aquino – Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás

Masculino (-53Kg) –  Rafael Ferreira Uchoa – Colégio Estadual São Geraldo

Masculino (-61Kg) – Gabriel da Rocha Silva – Colégio Estadual São Geraldo

Masculino (+61Kg) – Divino Eduardo Moreira da Silva – Escola Estadual Marieta Telles Machado

Feminino

Feminino (-44Kg)- Geovana Divina da Paixão – Colégio Estadual São Geraldo

Feminino (+59Kg) – Kauany Kristiny Silva Rodrigues – Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás – Unidade Padre Pelágio

Os JEBs

Os Jogos Escolares Brasileiros são a principal competição escolar do país. Realizado pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) e a Secretaria Especial do Esporte, do Ministério da Cidadania, o evento proporciona aos estudantes-atletas o desenvolvimento dos valores do esporte, intercâmbio esportivo e cultural e a chance de se tornarem atletas profissionais.

A edição 2021 acontece no Rio de Janeiro desde o dia 27 de outubro. Ao todo, quase 6 mil estudantes-atletas de todo o Brasil participam da competição, divididos em 17 modalidades.