Fale Conosco

62 32016727

Protagonismo Juvenil

            O Projeto de Protagonismo Juvenil em Goiás tem por objetivo embasar a propositura de orientações pedagógicas que serão responsáveis por instigar e orientar o educador e o estudante do ensino médio da rede estadual de educação do Estado de Goiás a implantar e desenvolver ações de Protagonismo Juvenil no âmbito da escola.

              Desenvolver ações de protagonismo juvenil com os estudantes do ensino médio proporcionará a formação de cidadãos autônomos com papel ativo no seu processo de formação sociocultural. Entende-se que esses estudantes estão vivendo a transição da juventude para a vida adulta, momento composto por novas exigências sociais, padrões de comportamentos e cobranças por decisões relacionadas ao futuro. Essa gama de interrogações, geralmente, não é respondida através das aulas tradicionais presentes nas escolas.

            Diante desse cenário, o presente projeto representa uma demanda sociocultural por espaços nos quais sejam possíveis a realização de discussões e a elaboração de ações de Protagonismo Juvenil nas escolas, a fim de permitir a participação efetiva dos estudantes do ensino médio na configuração social de sua escola, da comunidade local e global, através da troca de experiências, de aprendizados e participação efetiva na elaboração e desenvolvimento de ações que possam induzir para as novas configurações sociais, nas quais os estudantes se reconheçam.

            A participação do jovem nesses programas/projetos será incentivada como forma de despertar e aprimorar a capacidade de questionar, opinar, criticar e propor soluções e alternativas, percebendo-se como agente participativo e de mudança em todos os contextos do qual faz parte.