Fale Conosco

62 32016727

Programas e Projetos

Os programas, projetos e ações de protagonismo juvenil visam divulgar, criar e estimular no ambiente das escolas de ensino médio da rede pública estadual, atividades que despertem nos jovens a sua capacidade de questionar, opinar, criticar e propor soluções e alternativas, percebendo-se como agente participativo e de mudança.

Nesse sentido, dentre as estratégias definidas para fomentar o Protagonismo Juvenil nas unidades escolares de Ensino Médio estão a mobilização, a articulação e o desenvolvimento de ações que envolvam os estudantes, ampliando a sua atuação participativa e cidadã, contribuindo para alcançar os resultados pactuados, coletivamente na comunidade escolar, tais como: a melhoria da qualidade de ensino, dos índices de frequência e do clima coletivo, compartilhando desafios e as metas estabelecidas no planejamento estratégico. Conheça alguns programas e projetos que você estudante poderá participar!

Parlamento Jovem

Programa Parlamento Jovem Brasileiro é realizado, anualmente, pela Câmara dos Deputados Federais, com objetivo de possibilitar aos estudantes de ensino médio de escolas públicas e particulares a discussão acerca de temas como política e cidadania. Os estudantes selecionados participam de uma jornada parlamentar durante uma semana como deputados jovens, na Câmara dos Deputados, em Brasília. Os estudantes interessados participam por meio da elaboração de Projetos de Lei sobre um tema escolhido pelos internautas. As inscrições serão realizadas de 30 de março a 29 de maio de 2020. Outras informações são obtidas no seguinte endereço:

Jovem Senador

Programa Jovem Senador é um concurso de redação promovido pelo Senado Federal que ocorre anualmente e é destinado para os estudantes do ensino médio de escolas públicas da rede estadual, com até 19 anos de idade, com abordagem de temas relevantes da atualidade. Seu objetivo é fomentar a consciência política dos jovens e, com isso, promover transformações/avanços para a sociedade brasileira. O estudante selecionado viaja a Brasília para atuar como Jovem Senador durante uma semana. As inscrições acontecem, geralmente, no final do primeiro semestre. Outras informações podem ser obtidas no site:

Programa Jovens Embaixadores é uma iniciativa da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil e tem como participantes estudantes de ensino médio da rede pública que estejam envolvidos em projetos de voluntariado ou de responsabilidade social. Para participar é necessário ter entre 15 e 18 anos, nunca ter viajado para os Estados Unidos, ter boa fluência oral e escrita em inglês, pertencer a família de baixa renda, apresentar bom desempenho escolar e ter perfil comunicativo, de liderança, iniciativa e espírito empreendedor.

OBMEP

Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP

A ideia central da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP, promovido pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), é estimular nos estudantes o estudo da matemática, desenvolver e aperfeiçoar a capacitação dos professores, influenciar na melhoria do ensino, além de descobrir jovens talentos e difundir a cultura da matemática.

A OBMEP 2020 é dividida em três níveis, de acordo com o grau de escolaridade dos estudantes. O nível 1 é voltado para os estudantes do 6º ou 7º ano do ensino fundamental, o nível 2 para os estudantes do 8º ou 9º ano do ensino fundamental, e o nível 3 para os estudantes de todas as séries do ensino médio. Jovens e adultos, matriculados na modalidade EJA, também podem ser inscritos pela escola, conforme os níveis descritos anteriormente. As inscrições para a 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP 2020 ocorrem no período de 10 de fevereiro até 20 de março.Outras informações podem ser obtidas no site:

Agrinho

Prêmio Jovem Ciêntista

Respostas para o Amanhã