Fale Conosco

62 32016727

Tags:, , ,

Prêmio Respostas para o Amanhã encerra inscrições na próxima segunda-feira, dia 10

cidadania
7 de agosto de 2020

Iniciativa da Samsung tem a finalidade de despertar nos jovens interesse em buscar soluções para os desafios da sociedade atual

Terminam na próxima segunda-feira, dia 10, o prazo para inscrições ao prêmio Respostas para o Amanhã, uma iniciativa de responsabilidade social da Samsung.

O prêmio entra em sua sétima edição e selecionará projetos com abordagem em quatro áreas: Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. A proposta dos trabalhos é apontar soluções viáveis para os desafios da sociedade atual.

As inscrições devem ser feitas pelo professor-orientador da equipe, que deve ser formada por até cinco estudantes de Ensino Médio da rede pública estadual. O regulamento pode ser acessado clicando aqui

Cronograma
Logo após o encerramento das inscrições, no dia 10, terá início o processo de seleção dos 20 semifinalistas, que ocorrerá no período de 11 de agosto a 2 de setembro.

No dia 2 de setembro, o comitê técnico de avaliação divulgará as 20 equipes classificadas para a semifinal.

De 2 a 24 de setembro, os semifinalistas deverão preencher o formulário de detalhamento de seu projeto. Nesta etapa, as equipes terão mentoria online pelo site do prêmio para o desenvolvimento do projeto.

No período de 3 de setembro a 6 de outubro, o comitê de especialistas da comissão de seleção apontará os 10 melhores trabalhos de 2020.
A lista será divulgada no dia 10 de outubro.

As equipes confirmadas para a final deverão produzir um vídeo (de até três minutos) apresentando o seu projeto. Esse vídeo ficará disponível no site do prêmio para votação popular, de 12 a 18 de novembro. Serão selecionados três projetos.

No dia 18 de novembro, as equipes deverão apresentar seus projetos em uma mostra online, etapa em que serão apontados os três vencedores nacionais. O resultado final será divulgado no dia 19 de novembro.

Nesta edição, os 100 primeiros projetos que atenderem todas as regras do concurso serão premiados com um kit Arduino Samsung, que será encaminhado para o professor-orientador.

Caminhos para a sociedade
O prêmio Respostas para o Amanhã foi criado com o objetivo de estimular o interesse dos estudantes de Ensino Médio da rede pública a apresentar alternativas para os problemas enfrentados no dia a dia da população, além de despertar e incentivar o potencial dos jovens mundo afora. 

“Experiências como essa geram um impacto altamente positivo na trajetória desses estudantes e no desenvolvimento do país”, frisa a professora Anna Helena Altenfelder, diretora executiva do Cenpec Educação, responsável pela coordenação técnica do prêmio.

No Brasil, a iniciativa vem sendo realizada desde 2014 e este ano uma das novidades foi a série de webinar com a participação de estudantes selecionados e premiados nas edições anteriores, onde os jovens contam o que o prêmio acrescentou em suas vidas.