Fale Conosco

62 32016727

Tags:, , , , ,

Por meio de parceria, Seduc disponibiliza cursos de formação socioemocional aos profissionais da Educação

educacao
7 de agosto de 2020

A parceria foi anunciada nesta quarta-feira, (5/8), durante uma live entre a secretária da Educação de Goiás, Fátima Gavioli, e o especialista João Paulo de Almeida, do Instituto Península

Os profissionais da Educação de Goiás têm, agora, acesso a uma série de cursos voltados ao seu desenvolvimento socioemocional e autoconhecimento. A novidade foi anunciada nesta quarta-feira, (5/8), durante uma live entre a Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc), por meio do Centro de Estudos, Pesquisa e Formação dos Profissionais da Educação (Cepfor) e o Instituto Península.

Os cursos, disponibilizados na plataforma Vivescer, propõem aos professores uma “jornada de aprendizado”. O objetivo é ajudar esses profissionais a conseguirem mais equilíbrio físico, mental e emocional com base em quatro temáticas: emoções; mente; corpo e propósito.

De acordo com o especialista em Habilidades e Competências Socioemocionais do Instituto Península, João Paulo de Almeida, o lema é “ajudar o professor para que eles possam ajudar os estudantes”. Isso porque, uma vez conscientes de si e de suas habilidades socioemocionais, esses profissionais conseguiriam promover reflexões sobre a prática pedagógica e enxergar seus estudantes para além das habilidades cognitivas.

Para a secretária da Educação de Goiás, Fátima Gavioli, a parceria chega no momento ideal, uma vez que os professores estão diretamente envolvidos no enfrentamento da pandemia de Covid-19. “É preciso lembrar que aqui dentro tem um ser humano que sofre, que tem medo, que precisa de apoio e que precisa que alguém o ajude nos seus propósitos, nas suas emoções”, afirma a secretária.

Fátima Gavioli ressaltou, ainda, que o desenvolvimento socioemocional dos profissionais pode fazer toda a diferença na escola. Segundo ela “quanto mais nós (profissionais da Educação) pudermos falar sobre os problemas que nós já tivemos e que nós estamos tendo, maior a chance de trabalharmos com o acolhimento nas escolas, trabalharmos com felicidade, e alegria”.

Jornada de Aprendizado

A “Jornada do Aprendizado: Corpo, Emoção, Mente e Propósito” corresponde a quatro cursos, disponíveis na plataforma Vivescer. Os cursos são autoinstrucionais, gratuitos e possuem uma carga horária de 32 horas.

Para participar, o profissional deve se cadastrar até o dia 30 de agosto no site da plataforma. Podem se inscrever educadores (professores, coordenadores pedagógicos e estudantes de pedagogia) e demais servidores administrativos.

Ao se cadastrar, o cursista passa a fazer parte de uma comunidade, que permite reflexões e trocas de experiências entre os participantes. E, ao final de cada componente da jornada, o profissional receberá um certificado, emitido pelo Instituto Singularidades e reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

Lives

Além dos cursos, a equipe do Vivescer, em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação – Consed, promoverá lives temáticas sobre cada uma das etapas da Jornada.

As transmissões serão realizadas às segundas-feiras, às 16h, pela página da plataforma Vivescer no Facebook. A primeira live vai ao ar na próxima segunda-feira, dia 10 de agosto.