Image
CONHEÇA O PROGRAMA ALFAMAIS GOIÁS!
Image
Image
Image
Ainda não tem conta? Cadastrar
Sistema AlfaMais Educação
SIAM
Image
Image
Image

NOSSOS VALORES
ESSÊNCIA
Garantir e fortalecer a colaboração entre o Estado e os Municípios de modo a contribuir para o processo de alfabetização de todas as crianças do território goiano, assegurando o desenvolvimento de competências e habilidades que garantam a aprendizagem significativa e, consequentemente, a melhoria dos índices de alfabetização.
MISSÃO
Alfabetizar, na idade certa, todas as crianças do território goiano e, através do regime de colaboração, conduzir ações eficazes voltadas não só para uma prática pedagógica real e contextualizada, mas também para a capacitação e engajamento das equipes gestoras e escolares.
PÚBLICO-ALVO
Image
Image

A IMPORTÂNCIA DO REGIME DE COLABORAÇÃO

Em 2018, a Educação do Estado de Goiás aceitou o desafio de trabalhar em regime de colaboração com os municípios, com o intento de construir o Documento Curricular para Goiás (DCGO). Desde então, esse trabalho vem sendo norteado pela contínua renovação e melhoria desse processo.

Assim, buscando novos acordos e formas de garantir o regime de colaboração em nosso Estado, o Programa AlfaMais Goiás, que é alicerçado nessa premissa, propõe o estreitamento das relações e a construção de estratégias conjuntas para a superação do desafio de alfabetizar todas as crianças no 1° e 2° anos do Ensino Fundamental.

APROVAÇÃO DA LEI DO ICMS EDUCACIONAL

Em 24 de agosto de 2022, a Assembleia Legislativa de Goiás aprovou a Lei Complementar nº 177, que destina 10% da arrecadação municipal do ICMS exclusivamente à Educação.

PREMIAÇÃO E INCENTIVO DE ESCOLAS

Em 9 de agosto de 2021, a Assembleia Legislativa de Goiás aprovou a Lei nº 21.073, que cria a Lei de Incentivo à Premiação, destinada a premiar e a incentivar escolas públicas das redes estadual e municipais, baseando-se para tal nos resultados obtidos anualmente pelo Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás (Saego).

A chamada “Lei Prêmio” estabeleceu uma premiação de R$ 80 mil para as 150 escolas públicas mais bem avaliadas no Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás (Saego-Alfa). Ao mesmo tempo, de acordo com essa lei, as 150 escolas da rede pública que obtiveram os resultados menos promissores passaram a receber o incentivo de R$ 40 mil, além da assessoria técnico-pedagógica com as equipes de especialistas tanto do Programa quanto das escolas premiadas.

Image

DESENVOLVIMENTO DE CAPACIDADES

O Programa faz uma abordagem de formação de gestores e professores da Educação Infantil e do 1º e do 2º ano do Ensino Fundamental, alinhada não só com a proposta curricular, mas também com os processos de avaliação, de acompanhamento dos contextos educativos e das aprendizagens dos estudantes goianos. Com foco nessa proposta, todas as equipes (estadual, regionais e municipais) irão formar seus agentes, baseando-se na realidade de cada município.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image






Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

CRIAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO
Os livros do material didático complementar (LEIA – AlfaMais Goiás), que abordam conteúdos na perspectiva do letramento, são distribuídos gratuitamente para todos os estudantes da Educação Infantil ou 1º e do 2º ano do Ensino Fundamental das redes vinculadas ao Programa. O Guia do Professor se propõe a apresentar boas práticas e diretrizes pedagógicas, a serem empregadas nas turmas do 1° e do 2º ano do Ensino Fundamental.

Além do material didático complementar para subsidiar o trabalho dos professores, foram entregues os livros Planejamento docente na Educação Infantil e Documentação pedagógica na Educação Infantil em Goiás, bem como kits de obras literárias para toda a rede de escolas públicas parceiras do AlfaMais Goiás. A escolha dos livros de história se baseou na adequação ao público-alvo (alunos da Educação Infantil, 1º e 2º anos do Ensino Fundamental).
Image
Image

AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO
As avaliações ajudam a identificar tanto os nossos pontos fortes relativos ao processo de ensino e aprendizagem das crianças goianas quanto as pautas a serem aperfeiçoadas. Aplicadas na Rede, para o diagnóstico e acompanhamento preciso da jornada de alfabetização das crianças, as avaliações garantem nossa constante evolução.
AVALIAÇÃO EXTERNAS E DE FLUÊNCIA
As avaliações externas consistem na prova Saego-Alfa, que é ofertada a todos os estudantes do 2° e do 5° ano das redes estadual e municipais, aplicadas anualmente, de forma censitária, no escopo das ações do Programa AlfaMais Goiás. Avaliados em Língua Portuguesa e Matemática, os estudantes obtiveram, em 2021, os seguintes resultados:
Image
Image
Os estudantes do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental são submetidos ainda a uma avaliação externa chamada de Fluência Leitora, que é realizada em duas etapas: a primeira, chamada de “avaliação de entrada”, tem o objetivo de aferir o nível de fluência leitora dos estudantes no começo do ano letivo; a segunda etapa, denominada “avaliação de saída”, verifica o nível de fluência leitora dos estudantes no encerramento do ano letivo.
Image
Image

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies , ao continuar navegando, você concorda com estas condições.