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Para combater evasão escolar, Governo de Goiás envia mensagens de incentivo por SMS a estudantes da rede estadual

educacao
13 de agosto de 2020

Serviço de SMS foi iniciado em junho deste ano e mostrou redução de 77% na taxa de evasão escolar

Para reduzir os riscos de evasão escolar durante a pandemia, Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), envia mensagens de SMS motivando e lembrando os estudantes da rede estadual a acompanharem as aulas não presenciais. Por meio de uma parceria com uma empresa de inteligência artificial voltada para mudanças comportamentais, o serviço de SMS alcançou mais de 9 mil estudantes de Ensino Médio em tempo integral.

Após o envio de duas mensagens por semana em um período de 30 dias, foi percebida uma redução de 77,3% na taxa de evasão escolar comparando-se à taxa dos estudantes que não receberam SMS nesse prazo. Para se chegar a esse dado, foi considerada evasão escolar a ausência por duas semanas consecutivas nas aulas não presenciais.

A gerente de Desenvolvimento Curricular da Educação Integral da Seduc, Bianca Kelly, explica que as mensagens funcionam como pequenos lembretes e têm o objetivo de motivar os alunos a continuarem estudando. As mensagens disparadas para os alunos também incentivavam interação, como respostas do tipo Sim ou Não e notas de 0 a 10.

Grupo amostral

A ação, voltada para alunos de Centros de Ensino em Período Integral (Cepis) de Ensino Médio, foi iniciada em junho deste ano. Por se tratar de um projeto piloto, e também para fins de comparação e análise de resultados, nem todos os estudantes receberam as mensagens nesse primeiro momento.

Foram selecionados 9.153 estudantes de Ensino Médio em tempo integral da rede estadual de ensino, provenientes de 57 Cepis. Ao todo, a rede estadual de ensino possui 87 Cepis de Ensino Médio, que atendem 18.219 alunos.

Depoimento

O estudante Alberto Sousa Pereira, de 17 anos, foi um dos alunos que notaram diferença no desempenho após o recebimento de mensagens. “Achei muito legal. No começo a gente estava muito desmotivado, mas essas mensagens ajudaram a motivar a gente”, afirmou.

O aluno da 3ª série do Cepi Doutor Genserico Gonzaga Jaime, de Anápolis, contou que as aulas não presenciais foram difíceis para ele no início, mas hoje já fazem parte da rotina. “No começo foi difícil. Tinha que tirar foto, mandar vídeo, entrar em site… Mas com o tempo a gente foi se acostumando. Hoje é como se fosse presencial”, relatou.