O que é o novo Ensino Médio?
Regulamentado pela Lei nº 13.415/2017 e pelo Documento Curricular de Goiás – Etapa Ensino Médio (DCGOEM) a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o novo Ensino Médio é caracterizado pela ampliação da carga horária e pela flexibilização do currículo.
O objetivo é ser mais atrativo para os jovens e dar mais autonomia aos estudantes. Por meio dos Itinerários Formativos, parte flexível do currículo, o aluno poderá escolher em quais matérias se aprofundar. E nas aulas de Projeto de Vida, ele irá refletir sobre sua identidade, seus sonhos e metas para o futuro.
O novo Ensino Médio também busca fortalecer o protagonismo juvenil e a Educação integral, ou seja, o desenvolvimento completo do estudante em todas as dimensões (intelectual, física, social, emocional e cultural).
Qual é a carga horária?
O Ensino Médio passará de 2.400 horas para 3.000 horas ao longo dos três anos. Assim, os alunos terão 6 aulas por dia, incluindo matérias da Formação Geral Básica e dos Itinerários Formativos.
Projeto de Vida
Trilhas de Aprofundamento
O documento curricular do novo Ensino Médio prevê 17 Trilhas de Aprofundamento, sendo 2 de cada área do conhecimento, 6 integrados e 3 do eixo técnico profissionalizante.
Cada escola precisa oferecer, no mínimo, duas trilhas de aprofundamento. Por outro lado, os estudantes podem escolher qual trilha cursar a partir da 2ª série do Ensino Médio.
As trilhas de aprofundamento vêm para fomentar a criatividade, a investigação científica, o empreendedorismo e a intervenção sociocultural.
Lista de Trilhas de Aprofundamento do novo Ensino Médio em Goiás:
Eletivas
Esses componentes curriculares devem ser trabalhados de forma interdisciplinar e com uso de metodologias não convencionais de ensino, como grupo de pesquisa, trabalho de campo, clube de leitura, gincana e produção de jornais. No início do ano, os professores vão planejar as eletivas que serão oferecidas pela escola, de acordo com o perfil e interesse dos alunos.
O objetivo das Eletivas é complementar a formação do estudante com experiências enriquecedoras e conhecimentos específicos. Elas também visam dar mais autonomia ao estudante, que poderá escolher qual eletiva cursar de acordo com os seus projetos de vida e suas afinidades.
E atenção! O estudante não precisa, obrigatoriamente, escolher uma Eletiva da mesma área de conhecimento da sua Trilha de Aprofundamento. Por exemplo: um aluno pode optar pela Trilha de Aprofundamento “Matemática Aplicado ao Mercado de Trabalho”, da área de conhecimento de Matemática, e ao mesmo tempo cursar a eletiva de Agronegócio, que não está vinculada a essa área.
Como vai funcionar o Itinerário Formativo Técnico-Profissional?
Para o estudante de Ensino Médio, cursar essa trilha é uma oportunidade futura tanto de emprego quanto de empreendedorismo. Durante o curso, o aluno vai aprender sobre Gestão de Pessoas, Administração, Tecnologias da Informação e Comunicação, Marketing Empresarial, Gestão da Qualidade. Saiba mais sobre o conteúdo programático no DC-GOEM.

2019 - Escuta de estudantes e início da elaboração do documento curricular para Goiás - Etapa Ensino Médio (DC - GOEM), que normatiza novo Ensino Médio.
2019 - Escuta de estudantes e início da elaboração do documento curricular para Goiás - Etapa
...2020 - Consulta Pública da versão preliminar do DC-GOEM, que recebeu mais de 20 mil contribuições de professores, gestores, estudantes, pais e representantes dos sistemas de ensino.
2020 - Consulta Pública da versão preliminar do DC-GOEM, que recebeu mais de 20 mil contribuições de
...2020 - Ampliação da carga horária e oferta de Projeto de Vida e Eletivas em 596 escolas estaduais nas turmas de 1º série.
2020 - Ampliação da carga horária e oferta de Projeto de Vida e Eletivas em 596 escolas estaduais
...2021 - Implantação do Itinerário Formativo Técnico - Profissionalizante em 48 turmas, de forma piloto, com a oferta das Trilhas de Aprofundamento de Administração, QuÍmica e Informatica.
2021 - Implantação do Itinerário Formativo Técnico - Profissionalizante em 48 turmas, de forma piloto, com a
...2021 - Audiência Pública e aprovação do DC-GOEM pelo Conselho Estadual de Educação de Goiás.
2021 - Audiência Pública e aprovação do DC-GOEM pelo Conselho Estadual de Educação de
...22 - Implantação de Trilhas de Aprofunamento em mais 367 escolas estaduais, na 2ª série, de forma piloto.
22 - Implantação de Trilhas de Aprofunamento em mais 367 escolas estaduais, na 2ª série, de forma
...2023 - Implatação de Trilhas de Aprofunamento em todas as escolas estaduais e implantação completa do novo Ensino Médio.
2023 - Implatação de Trilhas de Aprofunamento em todas as escolas estaduais e implantação completa do novo
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Não. O DC-GOEM estabelece como obrigatória a oferta dos componentes curriculares da Formação Geral Básica: Língua Portuguesa, Arte, Educação Física, Língua Estrangeira (Inglês e Espanhol), Matemática, Geografia, História, Filosofia, Sociologia, Biologia, Química e Física. Além desses componentes obrigatórios, o aluno tem aulas de Eletiva (disciplina de livre escolha), Projeto de Vida e Trilhas de Aprofundamento.
Como será a oferta dos Itinerários Formativos? Cada escola terá que oferecer quantas opções para o aluno?
Cada escola deve oferecer duas opções de Trilha de Aprofundamento e duas opções de Eletiva. O aluno pode cursar a Trilha de Aprofundamento escolhida em outra unidade escolar.
Quando o estudante fará a escolha do Itinerário Formativo?
Na 2ª série. Para auxiliá-lo nessa escolha, o estudante terá aulas de Projeto de Vida desde a 1ª série, que vão desenvolver autoconhecimento, identificação de habilidades e planejamento para o futuro.
Quando o novo Ensino Médio será implantado nas escolas?
A partir de 2022, gradativamente. Todas as escolas de Ensino Médio já tiveram sua carga horária ampliada e contam com aulas de Projeto de Vida e Eletivas. Em 2022, 369 escolas vão começar a ofertar Trilhas de Aprofundamento para estudantes da 2ª série e, em 2023, a previsão é ampliar as trilhas para todas as escolas estaduais.
Qual a Língua Estrangeira ofertada no novo Ensino Médio? Inglês ou Espanhol?
A Lei nº 13.415/2017 tornou a Língua Inglesa obrigatória no Ensino Fundamental Anos Finais (6º ao 9º ano) e Ensino Médio. Por isso, todas as escolas devem ter aulas de Inglês, mas as unidades que desejarem podem ofertar também aulas de Espanhol como uma Eletiva.
Como será o novo Ensino Médio no turno noturno?
Para os estudantes do turno noturno, a Secretaria de Estado de Educação vai oferecer cursos de Educação a Distância (EaD) para complementação da carga horária.
Como será o novo Ensino Médio nas escolas de tempo integral? E nos colégios militares?
Todas as turmas de 1ª série de Ensino Médio dos Centros de Ensino em Período Integral (Cepis), Colégios Estaduais da Polícia Militar de Goiás (CEPMG) e escolas cívico-militares terão Trilhas de Aprofundamento, Eletivas, Projeto de Vida e carga horária ampliada em 2022. Nas escolas de tempo integral, a adequação para o novo Ensino Médio será realizada com a redução da carga horária do Núcleo Comum e a ampliação da carga horária de Núcleo Livre (parte flexível do currículo). O horário de aula será mantido normalmente.