Jogos Estudantis de Goiás 2022: confira o cronograma e os regulamentos

Jogos Estudantis de gGoiás 2022 estão com inscrições abertas

Atualizado às 16h57 no dia 27 de abril de 2022

Os estudantes apaixonados por esportes já estão participando dos Jogos Estudantis de Goiás 2022, que atualmente estão nas fases municipal e intermunicipal. Mais de 20 mil alunos de escolas públicas (municipais, estaduais e federais) e privadas participam da competição, organizada pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). A fase final dos jogos - etapa estadual - está prevista para junho e agosto de 2022.

Os Jogos Estudantis de Goiás são divididos em duas categorias: Infanto, para estudantes de 12 a 14 anos, e Juvenil, para alunos de 15 a 17 anos. Os atletas passam por até 5 fases na competição. São elas:

1.         Interclasse (optativo)

2.         Municipal (sob demanda)

3.         Intermunicipal

4.         Regional

5.         Estadual

No caso dos atletas de modalidades individuais, como o ciclismo e a ginástica, os campeões da etapa intermunicipal são classificados diretamente para a fase estadual. Além disso, os vencedores dos Jogos Estudantis de Goiás são selecionados para representar o Estado nos jogos nacionais (Jogos da Juventude e Jogos Escolares Brasileiros).

Modalidades esportivas

Os estudantes goianos podem se inscrever em 22 modalidades esportivas, sendo 13 individuais, 5 coletivas e 4 individuais paralímpicas:

• Atletismo (feminino e masculino)
  • Atletismo Paralímpico (feminino e masculino)
  • Badminton (feminino e masculino)
  • Parabadminton (feminino e masculino)
  • Ciclismo (feminino e masculino)
  • Ginástica Artística (feminino )
  • Ginástica Artística ( masculino)
  • Ginástica Rítmica (feminino e masculino)
  • Judô (feminino e masculino)
  • Karatê (feminino e masculino)
  • Natação (feminino e masculino)
  • Natação Paralímpica (feminino e masculino)
  • Taekwondo (feminino e masculino)
  • Tênis de Mesa (feminino e masculino)
  • Tênis de Mesa Paralímpico (feminino e masculino)
  • Vôlei de Praia (feminino e masculino)
  • Wrestling ou Luta Olímpica (feminino e masculino)
  • Xadrez (feminino e masculino)
  • Basquetebol (feminino e masculino)
  • Futsal (feminino e masculino)
  • Handebol (feminino e masculino)
  • Voleibol (feminino e masculino)

Talentos esportivos

Segundo o superintendente de Desporto Educacional, Arte e Educação da Seduc, Marco Maia, os Jogos Estudantis motivam os alunos e ajudam a reduzir a evasão escolar. Além disso, promovem a prática do esporte e revelam novos talentos: “Esses jovens têm o desejo de mostrar suas habilidades, o que aprenderam nos treinos e nas aulas de Educação Física. Dos Jogos Estudantis surgem novos talentos esportivos, inclusive para o alto rendimento”, afirma o superintendente.

Jogos Estudantis de Goiás 2021 xadrez

Regulamentos

Para conferir todos as regras de participação dos jogos, composição das delegações, detalhes do cronograma, premiação e fases da competição, acesse o Regulamento Geral dos Jogos Estudantis de Goiás 2022. Há também o Regulamento Geral dos Jogos Estudantis Paraolímpicos e os regulamentos específicos de cada modalidade esportiva, listados abaixo:

Notas oficiais dos Jogos Estudantis

Consulte abaixo as notas oficiais dos Jogos Estudantis de Goiás, que apresentam retificações ao regulamento geral e detalhes do cronograma:

Nota oficial 1
Nota oficial 2
Nota oficial 3

Nota oficial 4

Tutorial para inscrição

Escolas podem acessar o tutorial do sistema de inscrição dos Jogos Estudantis de Goiás aqui.

Protocolo de Biossegurança

Assim como em 2021, os Jogos Estudantis de Goiás seguirão um Protocolo de Biossegurança elaborado pela Seduc e a Secretaria de Estado de Saúde no ano passado. Nos últimos jogos, não foi permitida a presença de espectadores e os jogadores foram divididos em grupos com escala de chegada e partida para evitar aglomeração.

Contudo, como antecipou o superintendente Marco Maia, o protocolo deve ser atualizado nas próximas semanas. “As fases municipal e intermunicipal vão seguir os decretos municipais. A partir da fase regional e estadual, os jogos vão seguir o Protocolo de Biossegurança da Seduc, que será atualizado em breve”, afirmou.

Informativo Ação!

Alunos e professores que quiserem obter mais informações sobre Jogos Estudantis, Festival Arte Educativo de Goiás e outros eventos e atividades de desporto e arte na rede pública estadual de ensino, podem conferir o Informativo Digital Ação!.

Jogos Estudantis de Goiás 2021 futsal