No lançamento do programa Bolsa Estudo, governador Caiado diz que investimentos em educação tem transformado a realidade de Goiás

Para estimular permanência do aluno na escola, programa destina R$ 100 mensais para todos os alunos do Ensino Médio matriculados na rede pública estadualAté o dia 10 de janeiro de 2022, 218 mil alunos já terão recebido o cartão

O governador Ronaldo Caiado contemplou 2.385 estudantes do Ensino Médio com cartões do programa Bolsa Estudo. A entrega do benefício foi feita durante o lançamento do programa, realizado nesta segunda-feira (20/12), em Goiânia. Também foram entregues as premiações das 10 unidades escolares classificadas no projeto Estudante de Atitude.

No mesmo evento, realizado no Ginásio Goiânia Arena, também foi lançado o Programa Goiano de Dignidade Menstrual. A solenidade contou com as presenças da secretária estadual de Educação, Fátima Gavioli; coordenadores regionais de Educação, professores, gestores educacionais e ainda 2.500 estudantes de todo o Estado.

A secretária Fátima Gavioli destacou que se tratava de um dia histórico para a educação de Goiás. “Hoje é um dia de festa para todos nós. Estamos fechando o ano com chave de ouro”, declarou ela, durante a abertura da cerimônia. A secretária também fez questão de ressaltar a importância do projeto Estudantes de Atitude.

Para ela, o projeto foi responsável por mudar conceitos, mudar vidas e transformar a realidade das escolas. “Fico imaginando como será quando tivermos 1.049 Grêmios Estudantis instituídos dentro de nossas escolas?”, questionou Fátima Gavioli, referindo-se à aprovação do projeto de lei estadual de nº 20.466/2021, que recriou as instituições representativas dos estudantes diante da direção das escolas.

“Há mais de 12 anos que os Grêmios Estudantis estavam desativados e eu interpreto isso como um medo do governo em relação ao trabalho que um grêmio é capaz de fazer. O grêmio é um poder constituído e instituído com condições de fiscalizar recursos, de fiscalizar a grade curricular e se os dias letivos estão sendo cumpridos. O retorno dessas instituições atende um pedido particular do governador de Goiás”, explicou a secretária de Educação.

Padrão de qualidade

Para Ronaldo Caiado, as ações desenvolvidas na área educacional estão transformando completamente o Estado. “Hoje a educação de Goiás tem um padrão de qualidade que nenhuma outra escola pública no Brasil conseguiu alcançar. Nossas instituições de ensino estão todas reformadas e bem equipadas. Nossos professores se sentem valorizados ao receberem bônus e nossos alunos reconhecem os benefícios que chegam até eles, como os uniformes, tênis, kits de material escolar e as mochilas. Tudo de primeira qualidade”, lembrou ele.

Para o governador, a educação é a única ferramenta capaz de vencer o ciclo da pobreza. “Não a educação do discurso, não a educação com hipocrisia, mas educação de verdade. Hoje, a comunidade escolar se sente respeitada e nossos estudantes se sentem em condições de competitividade com os alunos da rede privada”.

Sobre o Bolsa Estudo, Ronaldo Caiado explicou que a criação do programa foi uma iniciativa para evitar e combater a evasão escolar no Ensino Médio, um dos principais desafios da educação no Brasil hoje. Segundo ele, o dinheiro é para estimular a permanência na escola e incentivar maior interesse pelos estudos.

O governador afirmou ainda que até o dia 10 de janeiro de 2022, 218 mil alunos já terão o cartão em mãos e o dinheiro já depositado em conta. Nesta segunda-feira receberam simbolicamente o cartão do Bolsa Estudo, os alunos Regyandra Kanela, Maíra Rodrigues, Gabriella Senefonte, César Santos, Elisa Rosa, Raiany Soares e João Rosa.

Critérios

Criado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Educação do Estado, o programa Bolsa Estudo concederá, mensalmente, R$ 100 para cada estudante do Ensino Médio da rede pública estadual. O benefício alcançará um universo de mais de 200 mil alunos.

Para ter direito ao benefício, o estudante precisa ter, no mínimo, 75% de frequência escolar por mês, alcançar média 6.0 e ser aprovado em todas as disciplinas a cada bimestre.

Joomla Gallery makes it better. Balbooa.com